4 de Julho vence por 3 a 0 e Penarol está eliminado da Série D
(Foto: Arthur Ribeiro/Ge.com)
O Penarol foi goleado por 3 a 0 pelo 4 a de Julho-PI, neste sábado (18), Piripiri, e disse adeus à Série D do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Zé Artur e um de Jânio, o colorado conseguiu se impor em casa e pulverizou a vantagem construída pela equipe amazonense no jogo de ida.
Começo ruim
Em vantagem, o Penarol começou o jogo claramente deixando a bola mais com o adversário, se prontificando a segurar, ou pelo menos tentar, o ímpeto do 4 de Julho. Só que logo no primeiro minuto de jogo, a zaga do Penarol recuou a bola para a própria área, Jânio recolheu e bateu forte no canto esquerdo baixo do goleiro Bruno Fuso, que conseguiu fazer uma grande defesa. Aos sete minutos, após uma excelente enfiada de bola, Zé Artur saiu cara a cara com o goleiro, optou por bater rasteiro mas mandou pra fora, perdendo uma chance inacreditável, mas sinalizando que a equipe piauiense estava comprometida a atacar.
Aos 22, quando o jogo já estava mais equilibrado e o zero persistia no placar, o 4 de Julho abriu o placar numa jogada de velocidade. Zé Flores avançou pela direita, cruzou na medida e achou Zé Artur livre. Dessa vez ele não desperdiçou, cumprimentando de cabeça e fazendo 1 a 0.
Com a margem de erro já utilizada, o Penarol avançou um pouco mais suas linhas e apenas dois minutos depois, quase deu a resposta. Numa confusão na área, a bola sobrou com Railson um pouco atrás da marca do pênalti. Com liberdade, ele bateu firme, mas parou no goleiro Jailson. Aos 32, já com o Penarol controlando mais as ações do jogo, Alisson bateu forte e o goleiro Jailson chegou a falhar, mas a bola foi pra fora.
Penarol melhora, mas 4 de Julho se impõe
Atrás no placar, o Leão da Velha Serpa passou a tentar propor mais o jogo, e passou a rivalizar em boas chances criadas com o 4 de Julho. Aos cinco minutos, Zé Artur, com muita liberdade, recebeu passe próximo à meia-lua e bateu no canto para mais uma grande defesa de Bruno Fuso. Aos oito, Paulo Henrique respondeu arriscando de longe e acertando o travessão, numa chegada de perigo da equipe amazonense.
Conforme o tempo foi avançando, o jogo foi ficando mais nervoso, com cartões amarelos sendo distribuídos para as duas equipes. Aos 17, o 4 de Julho voltou a chegar perigosamente. Após cruzamento pela direita, o goleiro Bruno Fuso saiu dando um soco na bola, que caiu nos pés de Edy, que tinha o gol aberto, mas conseguiu perder uma chance claríssima, batendo pra fora. No minuto seguinte, o colorado chegou outra vez. Após jogada pelo lado esquerdo, Zé Arthur recebeu dentro da área, limpou a defesa e bateu com força pra ampliar o placar.
Aos 34 minutos, Jânio invadiu a área e acabou sendo derrubado. Sem titubear, o árbitro assinalou o pênalti. O próprio Jânio foi para a cobrança e deslocou o goleiro Bruno Fuso, batendo no meio do gol e sacramentando a classificação.
A sequência
Na próxima fase, o 4 de julho vai pegar o vencedor de ABC-RN e Retrô-PE. O primeiro jogo entre as duas equipes terminou empatado em 1 a 1. A partida de volta, no Rio Grande do Norte, está marcada para este domingo, às 16h, no horário de Brasília. Um novo empate, por qualquer placar, leva a decisão para os pênaltis.