Com Manaus na final, Amazonas FC garante vaga na Série D de 2022
(Foto: João Normando/FAF)
Fundado em 2019, pela primeira vez em sua curta história, o Amazonas FC disputará uma competição nacional: a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022. A vaga se confirmou neste sábado (8), com a classificação do Manaus à final do Campeonato Amazonense de 2021, batendo o Nacional por 3 a 1.
Na edição atual do Estadual, a equipe era uma das favoritas e caiu nas quartas de final para o São Raimundo, quando chegou a vencer na ida por 2 a 1, mas perdeu por 3 a 1 na volta e deu adeus ao sonho do título inédito. Porém, nem mesmo com a queda precoce, tudo estava perdido. O regulamento da competição prevê que os dois finalistas do Barezão têm vagas garantidas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro em 2022.
Como o Manaus já integra a Série C, não poderia disputar a quarta divisão, ou seja, esta vaga deveria ser repassada a outra equipe. Como não há disputa de terceiro lugar nesta edição, o regulamento diz que, neste caso, a equipe que ficou melhor colocada na primeira fase da competição herda esta vaga. O Amazonas finalizou a primeira fase na segunda posição com 15 pontos, atrás apenas do próprio Manaus, e portanto, carimbou sua presença na Série D.
A Onça Pintada conhecerá neste domingo (9), seu companheiro na disputa da quarta divisão, que também garante mais calendário, com Copa do Brasil e Copa Verde. São Raimundo e Princesa do Solimões decidem o último finalista do Barezão às 15h30, no estádio Gilbertão, em Manacapuru. Na ida, o Tufão da Colina venceu por 5 a 2 e se aproximou da final.