Manaus perde por 5 a 0 para o Volta Redonda, pela Série C
(Foto: André Moreira/Volta Redonda)
Se a estreia do Manaus na Série C foi a dos sonhos, a primeira partida do time amazonense como visitante foi para esquecer. Pela 2ª rodada, o Gavião do Norte foi ao estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro e acabou goleado por 5 a 0 para o Volta Redonda, no estádio Raulino, em atuação desastrosa. Os gols do Voltaço foram marcados por MV, duas vezes, Luciano Naninho, Luiz Paulo e Emerson Júnior.
Primeiro tempo: Manaus começa bem, mas intensidade cai e falha da defesa resulta em gol sofrido
O Manaus começou se comportando bem fora de casa, com linhas bem compactas e a marcação no campo de ataque na saída de bola do Voltaço. Quem incomodou primeiro o goleiro adversário foi o artilheiro Vanilson, aos 11 minutos, recebendo lançamento na frente, ele girou pra cima da marcação na entrada da área e finalizou de canhota no meio do gol, Vinicius encaixou.
A equipe seguiu armada para escapar no contra-ataque, mas quem quase abriu o placar dessa maneira foi o Volta Redonda, MV infiltrou nas costas da defesa após enfiada de Natan e saiu cara a cara com Gleibson, que saiu da área e antecipou o corte, salvando o Manaus, aos 28 minutos.
Depois da parada médica, aos 34 minutos, o Voltaço deu indícios que as orientações haviam melhorado o time, que havia equilibrado a partida, o volante Luiz Paulo acertou um forte chute de bate-pronto de perna canhota após bola rebatida na entrada da área e assustou Gleibson, passando muito perto da trave. Aos 38 minutos, a defesa do Manaus bobeou e o Voltaço abriu o placar. MV foi lançado novamente nas costas da defesa, Assis e Gleibson bateram cabeça e a sobrou para o atacante empurrar pro gol vazio, 1 a 0.
O Manaus tentou responder com jogadas pelos lados do campo, mas sem velocidade e pontaria, não conseguiu levar perigo. A intensidade já não era a mesma e o primeiro tempo acabou com a vantagem mínima para o time carioca.
Segundo tempo: Voltaço volta ligado e massacra
O Volta Redonda voltou esperto e com 30 segundos de bola rolando na etapa final, ampliou o placar em jogada vertical de velocidade. Júlio Amorim arrancou pela direita, ganhou de Douglas Lima e cruzou para trás, na marca do pênalti, onde chegava o camisa 10 Luciano Naninho livre, que bateu de primeira com firmeza no canto direito de Gleibson, fazendo 2 a 0.
Aproveitando a atuação ruim do setor defensivo do Manaus, o time carioca ampliou aos sete minutos, MV arrancou pela direita e tentou cruzamento, a bola acabou indo direto pro gol, em falha de Gleibson, 3 a 0. Martelotte, que não havia mexido no intervalo, sacou Anderson Paraíba e Assis para as entradas de Vitinho e o estreante Ronaell.
O Gavião seguia com dificuldades de conectar jogadas no campo de ataque e ainda oferecia espaços ao Voltaço, que esteve mais perto de ampliar a goleada do que sofrer o primeiro, marcando muito forte e fechado, administrando a vitória. Aos 23 minutos, Rômulo Cabral tocou para Luciano Naninho, que invadia a área, o domínio do camisa 10 ganhou altura e resvalou na mão de Edvan, pênalti marcado para o Voltaço. Luiz Paulo foi pra cobrança de perna canhota e encheu o pé convertendo num chute cruzado, sem chances para Gleibson, 4 a 0.
O time amazonense sentiu os golpes e não conseguiu mais se organizar, sofrendo ainda o quinto gol. Emerson Júnior foi lançado e saiu na cara de Gleibson, tocando na saída do goleiro e fazendo o quinto, aos 30 minutos. Com dificuldades, o Manaus tentou reagir, mas de fato, não era um dia bom. Aos 43 minutos, Vanilson recebeu passe dentro da área e tentou tocar por baixo de Vinícius, que fez a defesa. O time carioca ainda teve mais chances de ampliar o massacre, mas desperciçou, fim de jogo.
Panorama e próximos jogos
Caso vencesse, o Manaus assumiria a liderança isolada do grupo A, mas não passou nem perto e termina na quinta colocação, com três pontos, podendo cair uma posição caso haja vencedor na partida entre Paysandu e Botafogo-PB, enquanto o Voltaço se recuperou da derrota na estreia e somou os primeiros pontos, subindo para a terceira posição.
O Manaus volta a campo no próximo sábado (12), contra o Floresta-CE, na Arena da Amazônia, às 16 horas (de Manaus). No domingo (13), o Volta Redonda vai ao nordeste enfrentar o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, às 16 horas (de Brasília).