Manaus tira empate da cartola e segura o Ferroviário-CE
(Foto: Xandy Rodrigues/Manaus FC)
O Manaus FC ficou no empate em 1 a 1 com o Ferroviário-CE, na tarde deste domingo (6), no Castelão, em Fortaleza. O Gavião chegou a ficar boa parte do jogo com um a menos, após perder o zagueiro Luis Fernando, expulso. O gol do Tubarão da Barra foi marcado por Wellington Rato e Simionato empatou de pênalti.
O jogo
O início do jogo foi bastante morno, com as duas equipes se respeitando e se estudando muito. Mesmo jogando longe de seus domínios, o Manaus não abriu mão da característica de jogar pra frente e criou a primeira boa oportunidade, com Edvan chutando de fora da área, para a defesa do goleiro Nícolas. A resposta do Ferrim veio aos 40, no chute de Casimiro, que acertou o canto, mas viu Jonathan fazer uma grande defesa.
Segundo tempo
Na etapa complementar, o Ferroviário conseguiu acertar a marcação e agredir. Aos 10 minutos, Tiago Costa, em boa trama pela esquerda, acabou entrando na área em velocidade e sendo derrubado por Luizinho. Pênalti. Na cobrança, Welington Rato bateu bem, no canto esquerdo de Jonathan, que pulou para o lado oposto.
O time cearense entrou de vez no jogo, e quase marca o segundo no minuto seguinte, com Siloé, quando a defesa tirou mal a bola e deixou o adversário cara a cara com Jonathan. A sorte amazonense foi ele ter pêgo mal na bola, batendo cruzado mas mandando à direita da meta.
Aos 18, a situação complicou de vez. Luis Fernando dividiu uma bola com Wesley e levantou demais o pé. Acabou recebendo o segundo amarelo e deixou o Manaus com um a menos.
Aos 21, quase o segundo do Ferroviário. Willian Lira recebeu pela esquerda e soltou uma bomba de perna esquerda. Jonathan teve que fazer milagre.
Com a entrada de Márcio Passos, o Manaus foi se segurando, e acabou sendo premiado por não desistir de atacar. Numa subida aparentemente despretensiosa, com uma bola esticada, Rodrigo Fumaça, disputou o lance dentro da área com Tiago Costa acabou derrubado. O pênalti agora era a favor do Manaus, e com Tiago expulso, pelo segundo amarelo, os times voltaram a ter o mesmo número de jogadores.
Na cobrança, polêmica. Gabriel Davis cobrou e o goleiro Nícolas defendeu. No rebote, Davis teve uma nova chance, mas recebeu uma carga de um dos zagueiros, e o árbitro marcou um novo pênalti. Simionato assumiu a cobrança dessa vez conseguiu converter.
Com 10 pra cada lado, o equilíbrio prevaleceu no restante do jogo. Sem forças para buscar a vitória, o Ferroviário esbarrou num Manaus que já via o empate com bons olhos, após ter se encontrado num cenário muito mais desfavorável anteriormente.
Panorama
O resultado foi o suficiente para o Ferroviário virar líder com 10 pontos, ultrapassando o Santa Cruz, que perdeu neste sábado. O Manaus agora tem seis pontos e saiu do G4, estacionando na quinta posição, pelo menos até quarta-feira, quando Paysandu e Jacuipense jogam em Belém. Se houver um vencedor neste jogo, o Gavião cai pra sexto.
Próximo jogo
O próximo compromisso do Gavião será contra o Treze-PB, no dia 14, às 19h (horário de Manaus), na Arena da Amazônia. Já o Feroviário joga um dia antes, contra a Jacuipense, fora de casa.