Barezão 2022Esporte localManaus FC

Piza exalta vitória na estreia e cobra eficiência do Manaus para “matar” os jogos

Na partida de abertura do Campeonato Amazonense de 2022, o Manaus venceu o Fast Clube por 1 a 0 na última quarta-feira (26) e largou bem na competição em que defende o título. Foi também o primeiro jogo de Estadual do técnico Evaristo Piza à frente do Gavião do Norte, ele que chegou na temporada passada em meio à disputa da Série C.

O gol da vitória magra foi marcado ainda aos 19 minutos do primeiro tempo, pelo estreante Junior Palmares. Sem ser incomodado, o Manaus não teve tantas dificuldades para segurar o resultado. O Fast ensaiou uma pressão no fim do jogo com algumas bolas alçadas à area, mas a defesa esmeraldina se saiu bem. Após a partida, Piza avaliou a situação e alertou para a falta de eficácia do Manaus no ataque. Na visão do treinador, a vitória poderia ter sido maior, caso os atletas tivessem caprichado um pouco mais nas finalizações.

“Acho que é natural pelo fato de não termos executado o jogo, você carrega expectativa até o final e se lançam no final do jogo em busca do empate, pressão numa bola parada ou alongada, mas se tivéssemos sido eficientes ofensivamente em algumas ações antes desse momento final, a gente conseguiria ter executado o jogo. Tivemos chances para isso, saímos duas ou três vezes com superioridade ofensiva na área adversária, concluímos, mas não tivemos o êxito do gol. Teve a bola do Thiaguinho, a cabeçada do Paulo, as bolas do Victor, se mata ali, a pressão não iria existir. Mas de modo geral foi bom, valeu pela vitória, o grupo tá de parabéns”, disse.

O reformulado elenco do Manaus passou 15 dias da pré-temporada em Nova Olinda do Norte, em preparação para o Barezão e voltou com problemas. No retorno à capital amazonense, quatro jogadores testaram positivo para covid-19 e já em isolamento, não foram à campo contra o Fast: o lateral Israel, o atacante Jackie Chan, o goleiro Mathias Tieppo e o volante Lucas Paranhos. O zagueiro Claudinho, debilitado com uma virose, também foi baixa. Com um grupo reduzido, Piza justificou que as alterações ao longo da partida foram já pensando em evitar um desgaste físico para a sequência de jogos.

“As mexidas foram pra diminuir o volume, pensando que temos um jogo sábado, colocar os garotos para dar uma velocidade, campo pesado, pensei nesse balanço para não dar um desgaste maior. Alguns não testaram positivo para covid-19, mas apresentaram uma virose gripal, o Gilson passou a noite com febre, o Victor pediu pra sair com diarreia, o Paulo pediu mexida, o Palmares vem carregando uma dor no quadríceps. Então foram mexidas pensando em descansar, não correr riscos e também potencializar a equipe, como aconteceu no segundo tempo”, destacou.

Uma das novidades do Manaus para 2022, Palmares se destacou e foi premiado com o gol após passe de Alvinho. Dinâmico e objetivo, o novo camisa 10 esmeraldino arrancou elogios do comandante, que revelou que o meia ainda sente algumas limitações físicas, e ainda pode render mais, com a sequência de jogos.

“É um meia diferente, de uma boa qualidade, ainda não jogou os 100% dele. De todos os atletas, o Palmares foi o que menos treinou em Nova Olinda, devido à questão no quadríceps. Tem muito a crescer ainda, acredito que a hora que ele tiver bem seguro desse incômodo, tiver mais ritmo de jogo, ele vai produzir muito mais. É um meia inteligente, diferente, habilidoso, técnico, que lê o jogo, organiza bem, que chega. Ele consegue mesclar um meia organizador e um meia-atacante, nas ações que ele faz durante a partida”, pontuou.

Numa prévia do confronto da primeira fase da Copa do Brasil em fevereiro, o Manaus volta a campo no próximo sábado (29), para enfrentar o São Raimundo, na Arena da Amazônia, às 15h30 (de Manaus). O treinador esmeraldino acredita que sem aquele nervosismo típico das estreias, o time possa ter mais tranquilidade para construir o resultado.

“Por ser uma estreia, gera uma ansiedade, mas teve um bom comportamento. Criamos chances que poderia ter matado o jogo, mas me agradou, tem coisas que precisamos equilibrar, melhorar, principalmente o término ofensivo das jogadas. Conseguindo melhorar nesse quesito, talvez a construção do resultado possa ser mais simples”, finalizou.