Barezão 2022Esporte local

A volta do torcedor: Governo do AM libera 30% de público nos estádios

Novo decreto estadual foi assinado nesta segunda-feira (21). A última partida com presença de torcedores aconteceu em dezembro de 2021

Quase três meses depois, o amazonense poderá ver novamente uma partida de futebol de maneira presencial. Nesta segunda-feira (21), o Governo do Estado assinou o decreto que autoriza 30% da capacidade de público nos estádios de futebol no Amazonas. A medida considera a redução de casos de Covid-19 no estado e valerá para jogos de competições oficiais, que até então ocorriam sem a presença de torcedores.

A última partida com presença de público aconteceu no dia 1º de dezembro de 2021, entre Brasil e Chile, pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino. O decreto autoriza a ocupação restrita a 30% da capacidade nos estádios de futebol, a fim de evitar aglomerações. A permissão passará a valer após publicação no Diário Oficial.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, salienta que a flexibilização não significa abandono dos protocolos de prevenção à Covid-19.

“Quem for participar do evento precisa estar ciente da manutenção das boas práticas de prevenção como uso de máscara, distanciamento e a sua vacinação em dia”, destacou Tatyana.

Jogos

O duelo desta quinta-feira (24) entre Manaus e São Raimundo, pela primeira fase da Copa do Brasil, deve marcar o retorno oficial do público no Amazonas, no Estádio da Colina. Seguindo a determinação do decreto, pouco mais de três mil torcedores estão, em tese, liberados. No início do dia, o Tufão, mandante da partida, divulgou que ao menos mil entradas seriam comercializadas.

Além da competição nacional, os torcedores poderão prestigiar jogos do Campeonato Amazonense, que vive reta final da primeira fase e terá 9ª rodada iniciada no sábado (26), com quatro partidas: Penarol x Amazonas, Nacional x Fast, Clipper x Princesa e Manauara x Operário.

*com informações da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar)