Série D: Amazonas estreia em competições nacionais contra o Humaitá, campeão acreano
Fundado em 2019, o clube encara seu primeiro desafio longe de casa em sua história e tenta o acesso inédito
Para tudo nessa vida tem a primeira vez, e neste domingo (17), o Amazonas FC vai conhecer a atmosfera de uma competição nacional. A Onça-pintada visita o Humaitá-AC, pela primeira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O palco será a Arena da Floresta, em Rio Branco, às 16 horas (de Manaus).
Será a estreia do clube fundado em 2019, atuando longe do estado. A equipe alcançou classificação por conta da primeira fase que fez no Estadual de 2021. O duelo terá transmissão ao vivo na plataforma InStat.
A Onça chega reformulada para a competição nacional após a queda precoce no Campeonato Amazonense, nas quartas de final para o Fast. Desde lá, cerca de um mês de preparação e a diretoria aproveitou para promover mudanças em vários setores. O técnico gaúcho Rafael Lacerda, de 37 anos, foi o escolhido para comandar a equipe na primeira experiência interestadual. Como parte da reformulação, Ibson, Eduardo Ramos e Caíque foram alguns que deixaram o elenco.
Principal investimento do Amazonas para a temporada, Walter é a esperança de gols. O elenco conta ainda com as lideranças do atacante Soares, artilheiro no Barezão com seis gols, que vive sua última competição como profissional, além do meia Gabriel Davis, camisa 10 que veio diretamente do Manaus.
Entre as novidades, a Onça buscou destaques do Amazonense, como: o volante Judá, ex-Operário, o meia Hitalo, ex-Iranduba e o lateral Miliano, ex-Princesa. Menção honrosa para a aquisição recente do meia Rafael Tavares, que chegou do Botafogo-SP com status de titular.
Para a estreia, Walter é o único desfalque, o atacante ainda se recupera de uma lesão no joelho sofrida ainda no Estadual e não tem previsão de retorno. Lacerda deve mandar a campo: Iago Salles; Biel Potiguar, Rubran, Alison e Henrique Ávila; Robertinho, Gabriel Davis e Rafael Tavares; Miliano, Hitalo (Figueroa) e Soares.
Se o Amazonas vem de um insucesso no Estadual, o Humaitá chega com muita moral, a equipe acaba de conquistar o inédito título acreano sobre o Galvez. A vaga na Série D deste ano foi conquistada graças ao vice da temporada passada. Em 2022, o Tourão de Porto Acre não sabe o que é perder, são seis vitórias e três empates em nove jogos.
O elenco do Humaitá tem peças conhecidas no futebol amazonense: os atacantes Caíque, ex-Fast, Clipper e o próprio Amazonas, Wagner Balotelli, que passou pelo JC em 2021, e Digão, jogador do Fast no último Barezão.
O artilheiro da equipe na temporada é o meia Fabinho, que tem sete gols na conta. Na sequência, com cinco, vem Daniego, que chegou a ser anunciado pelo Amazonas no início da temporada, mas se mudou para o time acreano. O comandante da equipe é Emanoel Sacramento, técnico com vasta experiência no futebol carioca. Uma provável escalação do Humaitá tem: Felipe; Ronaldo, Luiz Fernando, Vinicíus e Wallace; Mineiro, Xavão e Fabinho; Aldair, Daniego e Caíque.
No apito, comanda Alex Gomes Stefano de Oliveira, do Rio de Janeiro, com auxílio de Fábio Nascimento da Silva e Antônio Neilson Penha Teles, da Federação de Futebol do Acre (FFAC), nas bandeiras. O quarto árbitro é Fábio Santos de Santana, também do Acre.