Esporte local

Com 17 equipes na disputa, Campeonato Amazonense sub-19 inicia nesta sexta

A competição retorna ao formato original após ter sido sub-20 em 2021, por conta da pandemia. O campeão garante vaga na Copa do Brasil da categoria

A bola vai começar a rolar pelo Campeonato Amazonense Sub-19 de 2022. Organizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), a competição neste ano conta com a participação de 17 equipes, dispostas em dois grupos, um com oito e outro com nove equipes. O jogo de abertura será nesta sexta-feira (20) entre o atual campeão Fast e o CDC Manicoré, às 15 horas, na Ulbra.

Serão oito jogos por rodada, com uma equipe folgando em cada, em virtude do número ímpar de participantes. O sistema de disputa será misto, com fase de grupos e mata-mata. Os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase e se enfrentam em cruzamento olímpico, em jogos únicos e sem vantagem para ninguém até chegar na decisão.

Na final, há uma peculiaridade: caso um ou dois dos finalistas sejam do interior, o campeão será conhecido em dois jogos. Já em caso de duas equipes da capital disputando o título, a decisão será em jogo único.

Fast Clube, CDC Manicoré, JC Futebol Clube, RB do Norte, Rio Negro, Paramazonas, Penarol e Amazonas estão no Grupo A. Clipper, Nacional, Manaus FC, Princesa do Solimões, São Raimundo, Clube Desportivo Librade, Sul América, EC Tarumã e Atlético Amazonense compõem o Grupo B da primeira fase.   

Atual campeão, Fast desponta como um dos favoritos ao título da categoria

No sábado (21), a rodada terá sequência com mais mais quatro partidas.  Amazonas FC e JC FC duelam às 14 horas, no Carlos Zamith. No mesmo horário, no Floro Rebelo de Mendonça, em Itacoatiara, o Penarol recebe o RB do Norte. Uma hora depois, no Gilberto Mestrinho, em Manacupuru, o duelo fica por conta de Princesa do Solimões e Manaus FC. Completando a rodada dupla no Zamith, às 15h45, tem Rio Negro e Paramazonas.  

No fechamento da rodada, no domingo (22), mais três jogos, todos no Estádio Ismael Benigno, a Colina. Pela manhã, às 9 horas, Sul América e Atlético Amazonense. Librade e Clipper duelam às 14 horas. Em clássico, São Raimundo e Nacional encerram a rodada às 14h45.