Esporte localManaus FC

Na Curuzu, Manaus visita o Paysandu em duelo regional pela Série C

Empatadas com 12 pontos, as equipes nortistas brigam diretamente por uma tranquilidade maior na zona de classificação da terceirona

Com o objetivo de voltar às primeiras colocações e se firmar no G8 da Série C do Brasileirão, o Manaus visita o Paysandu na Curuzu, na noite desta segunda-feira (30). O duelo inicia às 19 horas (de Manaus) e é válido pela 8ª rodada da competição. O Gavião busca a segunda vitória na condição de visitante e para isso, terá que quebrar a invencibilidade do Papão como mandante.

Depois de ter conquistado o primeiro triunfo como visitante diante do Floresta, o Manaus ficou no 1 a 1 com o São José-RS na semana passada, em casa. O resultado não foi nada bom para as pretensões da equipe, que caiu da terceira para a oitava colocação, com 12 pontos.

Ao longo da semana, o clube aproveitou para movimentar o elenco e liberar por empréstimo o jovem zagueiro Jefferson, que vai defender o Desportivo Brasil na disputa da Copa Paulista. Liderando a lista de baixas, por lesão, o atacante Hélio Paraíba está fora de combate por tempo indeterminado.

O camisa 9 teve uma entorse no joelho direito no duelo contra o Floresta, no último dia 14, quando acabou substituído. Exames apontaram uma lesão no menisco e a necessidade de uma artroscopia para correção. O procedimento deve ser realizado em breve, e somente a partir dele, um prazo para retorno será estipulado. Com isso, a diretoria já admitiu estar em negociações para trazer um novo centroavante.

Ibiapino marcou nos últimos dois jogos e deve seguir no time titular contra o Papão

O técnico Evaristo Piza terá três retornos e uma dor de cabeça para escalar a equipe. O lateral-direito Weriton cumpriu suspensão automática contra os gaúchos e está apto. Fora do último jogo por conta de uma gripe, o atacante Roney está recuperado e à disposição. A grande novidade é a volta do atacante Alvinho, um dos artilheiros da temporada, que era desfalque desde março, quando se lesionou ainda no jogo contra o São Paulo, pela Copa do Brasil.

Com a manutenção do esquema com três zagueiros, uma provável escalação inicial do Manaus contra os paraenses tem: Matheus Inácio; Claudinho, Paulo Sérgio e Rayne; Weriton, Gilson Alves, Felipe Baiano, Luiz Felipe (Palmares) e Renan; Roney e Rafael Ibiapino.

Uma posição acima do Manaus, o Paysandu tem os mesmos 12 pontos e aposta no poder como mandante para voltar a subir na tabela. Em 2022, a equipe não sabe o que é perder na Curuzu. Na última rodada, vitória sobre o Volta Redonda por 2 a 1.

O técnico Márcio Fernandes tem alguns problemas para escalar a equipe. Ele já não conta há alguns jogos com o volante Bileu e o meia Ricardinho, mas fora a dupla, o departamento médico bicolor está vazio. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o volante Mikael e o meia Marlon, titulares providenciais do Papão, estão fora.

Com a volta do ex-Manaus, Igor Carvalho, na lateral direita, o Paysandu pode ir a campo com: Thiago Coelho; Igor Carvalho, Genílson, Lucas Costa e Patrick Brey; Bruno Leonardo, Wesley e José Aldo; Serginho, Marcelinho e Danrlei.

O trio principal de arbitragem é de Alagoas. No apito, comanda Rafael Carlos Salgueiro Lima, com auxílio de Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira. Olivaldo José Alves Moraes será o quarto árbitro e Lúcio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos será o analista de campo, ambos da Federação Paraense de Futebol (FPF).