Manaus toma virada do Volta Redonda e perde a primeira em casa na Série C
O Gavião saiu na frente com Pira, mas fez segundo tempo abaixo e acabou derrotado com um gol nos minutos finais
Na noite desta segunda-feira (18), o Manaus conheceu sua primeira derrota como mandante na Série C do Campeonato Brasileiro. Na Arena da Amazônia, a equipe foi derrotada por 2 a 1 para o Volta Redonda, de virada, em duelo válido pela 14ª rodada da competição. Guilherme Pira marcou para o Manaus, enquanto Bruno Barra e Lelê viraram para o Voltaço.
O jogo
Após início dominante do Voltaço, o Manaus engatou o primeiro contra-ataque aos quatro minutos, Pira arrancou e tocou para Alvinho, que girou em cima do zagueiro e bateu travado. No escanteio, Claudinho apareceu de surpresa e testou ao lado da trave, levantando a torcida.
Aos nove, em jogada rápida de troca de passes, Caio Vitor enfiou uma bola nas costas da defesa para Igor Bolt, o atacante tocou na saída de Matheus, a bola resvalou e passou pelo goleiro, mas Paulo Sérgio salvou em cima da linha. Aos 16, a resposta do Manaus na bola parada. Renanzinho cobrou escanteio pela esquerda, Gilson se antecipou no primeiro poste e desviou de cabeça, a bola foi parar na trave oposta.
O Volta Redonda seguia dominando a posse de bola, e o Manaus na espera de um erro, e ele aconteceu aos 21. Alvinho interceptou um passe errado e arrancou em velocidade até achar Luiz Felipe vindo de trás sem marcação, vendo a condição, o atacante deu um passe açucarado para o camisa 8, que tinha Pira livre do lado, mas preferiu o chute e acabou batendo por cima do gol.
Aos 26, chance clara para o time visitante. Caio Vitor recebeu da entrada da área e mandou um balaço em direção ao ângulo, aí brilhou a estrela de Matheus, que voou e evitou o gol. Dois minutos depois, Renanzinho cobrou falta que passou perto do travessão. À vontade no jogo, o Voltaço pressionava e era superior, mas o Manaus suportou, largando na frente aos 44 minutos.
Explorando um erro de passe do adversário, Renanzinho engatou contragolpe pela direita e já perto da área, rolou um passe açucarado para a chegada de Pira, o camisa 10 dominou e finalizou colocado, com tranquilidade, no ângulo de Dida, abrindo o placar e dando números finais ao primeiro tempo.
Segundo tempo
Diferente da etapa inicial, o Manaus começou propondo o jogo e tentando pressionar o time carioca, mas sem finalizar a gol. Só que desta vez, a eficácia apareceu na primeira chegada do adversário, aos sete minutos. Em cobrança de escanteio pela esquerda, Bruno Barra subiu mais que a defesa esmeraldina e cabeceou firme, sem chances para Matheus, empatando tudo na Arena.
Dois minutos depois, Pira puxou em velocidade pela esquerda e cruzou na medida para Neto Costa, que cabeceou mal, cara a cara com Dida, e a bola foi por cima do gol. As duas equipes estavam determinadas a sair com os três pontos e a partida ficou num cenário aberto, de trocação. Brigatti mudou peças, mas as alterações não surtiram o efeito necessário para trazer a vitória.
Aos 43 minutos, veio o golpe do Voltaço. O time se lançou ao ataque numa falta na intermediária, Ibiapino cobrou nas mãos do goleiro Dida, que repôs rápido. O contra-ataque foi mortal, Lelê recebeu de frente com Matheus e tocou na saída, fazendo a virada do time carioca, em plena Arena da Amazônia.
Panorama e próxima partida
O confronto era direto pelo G8, e cada um tomou um rumo. O Volta Redonda chegou a 23 pontos e assumiu a sexta posição, já o Manaus caiu para a 11ª colocação, com 21 pontos. Agora fora de casa, o Gavião vai tentar recuperação contra o Atlético Cearense no sábado (23), às 14 horas (de Manaus).
Confira os melhores momentos: