Ainda sonhando com classificação na Série C, Manaus recebe o Botafogo-PB, na Arena
O Gavião do Norte vem de duas derrotas seguidas e a três rodadas do fim da primeira fase, tenta as últimas fichas para ficar entre os oito
Faltam três jogos para a primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro chegar ao fim, e o Manaus pode definir seu rumo na competição neste sábado (30), quando recebe o Botafogo-PB, na Arena da Amazônia, às 16 horas (de Manaus).
Atual 13º colocado, o Gavião do Norte almeja retornar ao G8, zona onde o adversário se encontra. Ingressos estarão à venda horas antes da partida, na bilheteria D da Arena. Com o preço único de R$ 20, o torcedor precisa levar também 1kg de alimento não-perecível.
O momento não é dos melhores e a pressão é grande. Na última rodada, o Manaus perdeu para o até então lanterna Atlético Cearense por 3 a 1 e acumulou a segunda derrota seguida na competição, chegando também a três jogos sem vencer. Em sequência ruim, o clube vê a classificação para a segunda fase se distanciando, mas ainda há chances, em caso de uma sequência positiva nos próximos três duelos.
A fase conturbada teve consequências diretas no elenco, que teve baixas ao longo da semana. O zagueiro Claudinho, o volante Rogério e o meia Clayton estão fora. O clube informou que o pedido partiu do trio, que atuou no jogo contra o Atlético. O caso mais curioso foi de Claudinho, capitão e um dos destaques do Gavião no torneio. Posteriormente, o lateral-direito Weriton também deixou a equipe.
Para suprir uma das lacunas na intermediária, o experiente meia Pio, de 34 anos, foi contratado e regularizado no BID da CBF. Ele estava no Fluminense-PI disputando a Série D e carrega no currículo os títulos das Séries B, C e D.
Projetando mudanças no time titular, o técnico Evaristo Piza não poderá contar com o volante Felipe Baiano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, o zagueiro Paulo Sérgio se recuperou de um desconforto no joelho esquerdo e vai retornar à disposição após desfalcar diante do Atlético.
Dos atletas que saíram, dois eram titulares. Além de encontrar substitutos para a dupla, Piza indicou que os recém-chegados Michel e Jean Dias devem começar jogando no setor ofensivo. Um provável time inicial do Gavião tem: Matheus (Reynaldo); Felipe Cordeiro (Jô), Paulo Sérgio, Moisés Lucas, Rayne e Renan Luís; Gilson Alves, João Denoni (Pio) e Guilherme Pira; Jean Dias e Michel.
Vivo na luta direta pela classificação à segunda fase, o Botafogo é o atual sexto colocado, com 26 pontos, cinco a mais que o Gavião, e vem de cinco jogos sem perder. Um resultado positivo na Arena deixa a equipe paraibana ainda mais perto da vaga antecipada.
O treinador Itamar Schülle tem problemas para escalar o time titular ideal. Ele não vai ter zagueiro Leandro Camilo, um dos líderes da equipe, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
No setor ofensivo, a baixa mais relevante e definitiva. Artilheiro da equipe na temporada com 19 gols, Gustavo Coutinho teve retorno solicitado pelo Fortaleza e foi negociado com o Sport. Ele era o vice-artilheiro da Série C, com sete bolas na rede.
O clube apresentou dois reforços ao longo da semana, que foram regularizados e estarão à disposição: o zagueiro Reginaldo e atacante Iago Teles. O time titular do Belo deve ter: Victor Golas; Elias, Jonathan, Paulo Vitor e Salomão; PH, Ratinho e Anderson Rosa; Leilson, Adilson Bahia e Schumacher.
A partida será comandada por um trio de Alagoas. O árbitro principal será Rafael Carlos Salgueiro Lima, que será auxiliado por Pedro Jorge Santos de Araújo e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA). Freddy Rafael Lopez Fernandez, do Amazonas, será o quarto árbitro, e Vladimir Pessoa Bastos será o analista de campo.