Cumprindo tabela, Manaus encerra campanha na Série C contra o líder Mirassol
O Gavião chega sem aspirações na rodada final da primeira fase e joga pela última vez na temporada diante da torcida
Mais cedo que o torcedor esperava, mas neste sábado (13), o Manaus encerra sua participação na temporada de 2022 da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe amazonense enfrenta o líder Mirassol, a partir das 16 horas (de Manaus), na Arena da Amazônia, pela 19ª e última rodada da primeira fase.
A partida não vale muito para o Manaus em termos de tabela, visto que o Esmeraldino não tem mais chances de classificação à segunda fase, mas também não corre risco de ser um dos rebaixados à quarta divisão. O time chega estacionado na 13ª posição, com 22 pontos.
Será a última oportunidade do torcedor ver o Manaus em campo nesta temporada. Ingressos estão à venda na bilheteria da Arena da Amazônia, custando o valor único de R$ 20 + 1 kg de alimento não perecível.
Até a rodada passada, o Manaus tinha mínimas chances de conseguir avançar ao quadrangular final, mas elas foram aniquiladas após o Gavião ser goleado pelo Ypiranga-RS por 5 a 0, fora de casa, numa atuação desastrosa.
Com a situação do clube definida na competição, oito atletas deixaram o clube antecipadamente depois do revés em Erechim: Matheus Inácio, João Denoni, Pio, Roney, Branquinho, Marco Antônio, Neto Costa e Ibiapino. Em entrevista coletiva, o técnico Evaristo Piza revelou que ele, sua comissão técnica e o gerente Renan Mobarack também estão de saída.
Sem tantas opções para encerrar a temporada, Piza armou o seguinte time: Reynaldo; Cordeiro, Gutierrez, Rayne e Rafael Rosa; Paranhos, Gilson Alves e Guilherme Pira; Renanzinho, Jean Dias e Alvinho.
Líder da Série C com 33 pontos e classificado com quatro rodadas de antecedência, o Mirassol não vence há três jogos às vésperas da última rodada da primeira fase da competição. Apesar da sequência negativa, a equipe vem conseguindo se manter na ponta da tabela, mas entra em campo precisando vencer para assegurar o posto.
Desde que assegurou a classificação, o técnico Ricardo Catalá passou a alternar entre titulares e jogadores menos aproveitados nas rodadas finais a fim de dar rodagem ao elenco e preservar os jogadores mais desgastados, o que pode explicar a falta de resultados.
Na rodada passada, a equipe paulista foi derrotada em casa para o Vitória, por 2 a 1, deixando o adversário vivo pela classificação. Camilo e Everton Bala são baixas por lesão.
Catalá conta com o retorno do atacante atacante Matheus Oliveira, que cumpriu suspensão diante dos baianos e pode ser escalado. Um provável onze inicial do Mirassol tem: Darley; Ivan, Octávio, Willian e Pará, Daniel, André Lima e Marcelo; Kauan, Silvinho e Jr. Todinho.
A partida será comandada por um trio do Espírito Santo. O árbitro principal será Arthur Gomes Rabelo, que será auxiliado por Adilson Gomes de Oliveira e Guthieri Javarini Rodrigues. Rafael Ramos Tourinho, do quadro do Amazonas, será o quarto árbitro, e Raimundo Nonato da Silva será o analista de campo.