Amazonas perde por 1 a 0 para o Pouso Alegre no Zamith e se despede da Série D
Em casa, a Onça-pintada sofreu o mesmo placar da ida e não conseguiu reverter. O Dragão encara o América-RN na final
O sonho do título nacional ao futebol amazonense está adiado mais uma vez. Pelo jogo de volta das semifinais da Série D do Brasileirão, na tarde deste domingo (11), o Amazonas perdeu por 1 a 0 para o Pouso Alegre-MG e acabou eliminado da competição, no Estádio Carlos Zamith.
Autor do gol no jogo de ida, que teve o mesmo placar, o atacante Neto Paraíba foi às redes e decidiu para o Dragão, que vai disputar o título contra o América-RN.
O jogo
Precisando reverter a desvantagem construída em Minas, o Amazonas tentou imprimir a pressão típica de quando joga no Zamith, buscando o gol logo nos primeiros minutos. A Onça tentava pelos lados e por dentro, mas a equipe mineira montou um ferrolho no seu campo, dificultando a chegada do time amazonense. O primeiro chute da partida foi do Pouso, Ingro arriscou de fora da área aos 10, Luiz encaixou.
Até que aos 20 minutos, numa sobra de bola pela direita do ataque, Neto Paraíba dominou, tabelou com Ingro e invadiu a área, recebendo um passe preciso do camisa 9, daí o atacante só teve o trabalho de tocar na saída de Luiz Henrique para abrir o placar, aumentando ainda mais a vantagem aos visitantes.
A resposta da Onça veio aos 29, na bola parada. Miliano cobrou falta frontal, a bola passou da barreira, mas Edson espalmou e evitou o gol de empate. Logo depois, Lacerda já mexeu duas vezes no time: sacou Dolem e Christian, colocando Vitinho e Dedeco no jogo.
Aos 48, Judá acelerou pelo meio, deixou a marcação pra trás abrindo espaço e deixou Dedeco na cara de Edson, quando o volante emendou o chute, o zagueiro Thuram chegou travando de maneira providencial, salvando o Dragão. Fim de primeiro tempo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, mais duas mudanças na Onça: saíram Judá e Luizinho, entraram Robertinho e Pedro Igor. Com as mesmas dificuldades de criação, o Amazonas via o tempo passar e a classificação ficar ainda mais distante, a pontaria não estava das melhores. Aos 10 minutos, Dedeco tramou com Ítalo pela direita, o camisa 9 ficou de frente para Edson, tentou o chute colocado buscando o ângulo e mandou longe do gol.
Aos 28, em jogada trabalhada pelo meio, Dedeco dominou na entrada da área e arriscou chute de fora, que passou do lado da trave de Edson. Dois minutos depois, o Pouso quase ampliou em contra-ataque após um escanteio desperdiçado pela Onça. Danilo puxou pela direita e inverteu para Iago, que saiu cara a cara e finalizou em cima de Luiz Henrique.
Aos 43, o atacante Igor Pereira, que havia acabado de entrar, fez falta forte na intermediária e foi expulso após revisão do VAR.
Próxima fase
Sem a vaga na final, o Amazonas se despede da temporada com o acesso à Série C e voltará à ativa em 2023 para a disputa do Barezão. O Pouso Alegre segue adiante para enfrentar o América-RN na decisão, nos próximos dois finais de semana, com o Alvirrubro tendo a vantagem de decidir o título em Natal.
Confira os melhores momentos: