Esportes Olímpicos

Disputas no gerontovoleibol e tênis de mesa movimentam 1º dia da XXII Olimpíada da Terceira Idade 

Ao longo dos sete dias de competição, 14 modalidades reunem mais de 2,5 mil idosos de 25 grupos dos núcleos esportivos de Manaus

Os jogos da 22ª edição da Olimpíada da Terceira Idade foram iniciados nesta sexta-feira (16), na Vila Olímpica de Manaus, com as modalidades de gerontovoleibol e tênis de mesa, tanto ao público feminino, quanto ao masculino. A competição é realizada pela Prefeitura de Manaus, com o apoio da Fundação Manaus Esporte (FME) e vai até o próximo dia 23. 

O gerontovoleibol trata-se de uma adaptação do voleibol tradicional, onde as regras são semelhantes, mas uma diferença é que a bola pode tocar até três vezes no chão. Quem deu um show foi a artesã Iraci Alves, que aos 82 anos de idade participou da disputa e faturou sua medalha.

“Com essa daqui completo 15 medalhas nas Olimpíadas. Quem não se exercita, tá perdendo muita coisa, qualidade de vida. Recomendo as atividades a todos os idosos”, vibrou Iraci.

Realizada pela última vez em 2019, antes da pandemia de covid-19, a competição deixou saudade e voltou aflorando um sentimento especial aos competidores, que puderam retomar as atividades e competir novamente, reencontrando também colegas de longa data.

O atleta Francisco Alves, de 74 anos, disputa as Olimpíadas há muito tempo no tênis de mesa. Nas primeiras participações, não conseguiu êxito, mas intensificou os treinamentos do programa “Manaus Esportiva” no Núcleo do Coroado, e com o ouro conquistado nesta sexta, chegou a seis medalhas douradas para a conta. 

Ele também fala do orgulho de ter sobrevivido a um momento tão delicado para a humanidade e ter retornado em grande estilo.

“Eu jogava tênis de mesa quando era garoto, depois de adulto parei de jogar. Quando descobri as Olimpíadas da Terceira Idade, percebi que tinha afinidade com o esporte e voltei a praticar. Nas primeiras edições não consegui ganhar medalhas, mas fui evoluindo e hoje completo seis medalhas de ouro, na décima edição que participo. Me sinto feliz por ter resistido, até porque eu peguei a covid. Me recuperei e voltei aos treinamentos, de segunda à sexta-feira, meu objetivo era conquistar o ouro. Treinei muito para isso e consegui, então estou muito feliz com isso”.

A realização de mais uma edição do evento também foi um desafio para a organização. Sem conseguir esconder a satisfação pelo pontapé inicial, a coordenadora Rita Dias destacou o bom índice de participantes e relembrou a emocionante solenidade de abertura, realizada na última quinta-feira (15).

“Só gratidão. São dois anos parado, é um reencontro, um retorno das nossas atividades. Conseguimos dar início à 22ª edição do evento, com 25 grupos participando. Na abertura podemos sentir a emoção do encontro dos nossos atletas após dois anos distantes. Fechamos o primeiro dia com as duas modalidades, foi um sucesso, participação máxima de todos”, comentou.

A 22ª Olimpíada da Terceira Idade reúne mais de 2,5 mil idosos de 25 grupos. A competição acontece até a próxima sexta-feira (23), com a disputa de 14 modalidades no Parque Municipal do Idoso, Vila Olímpica de Manaus e Clube do Trabalhador do SESI.


Confira o ranking do primeiro dia de competição:

Gerontovoleibol

Masculino:

1º – Núcleo Redenção

2º – Núcleo Nininberg Guerra 

3º – Núcleo Japiim

Feminino:

1º – Núcleo Japiim

2º – Núcleo Redenção

3º – Núcleo Campos Elíseos

Tênis de Mesa

Masculino

Categoria 1

1º – Valdizio Pinheiro – Núcleo Santa Etelvina 

2º – Marcelo Oliveira – Núcleo Redenção 

3º – Almir Chaves- Núcleo Rouxinol 

4º – Adriano Goes – Núcleo Japiim 

Categoria 2

1º – Elieze Florentino – Núcleo Coroado 

2º – André Luiz – Núcleo Rouxinol 

3º – Antonio Souza – Núcleo Coroado 

4º – Renê Carneiro – Núcleo Redenção 

Categoria 3

1º – Reginaldo Patriarca – Núcleo Santa Etelvina 

2º – Jorge Luiz – Núcleo Rouxinol 

3º – Raimundo Medeiros – Núcleo Coroado 

4º – Aroldo Nunes – Núcleo Coroado 

Categoria 4

1º – Francisco Assis – Núcleo Coroado 

2º – Allan kardec – Núcleo Japiim

3º – Francisco Brito – Núcleo Coroado 

4º – José Eduardo – Núcleo Zezão

Feminino

Categoria 1

1º – Tânia Maria – Núcleo Rouxinol 

2º – Maria Viana – Núcleo Nininberg Guerra

3º – Altamira Neves – Núcleo Redenção 

4º – Albertina Teixeira – Núcleo Japiim 

Categoria 2

1º – Claudete Moreira – Núcleo Rouxinol 

2º – Darci Amazonas – Núcleo Rouxinol 

3º – Florina Souza – Núcleo Campos Elíseos

4º – Sônia Maria – Núcleo Campos Elíseos

Categoria 3

1º – Antonia Fernandes – Núcleo Japiim

2º – Marlucia Fernandes – Núcleo Zezão

3º – Maria Mazareth – Núcleo Zezão

Categoria 4

1º – Rosalina Martins – Núcleo Japiim

2º – Nair Cunha – Núcleo Rouxinol


Programação

Sábado (17/09) – Dominó e bocha, no Parque do Idoso, das 8 às 12h;

Segunda-feira (19/09 – Jogo de malha, futpênalti e chute a gol, no SESI, das 8 às 14h;

Terça-feira (20/09) – Taco no disco, boliche, lance livre na cesta, das 8 às 12h; lançamento ao alvo, jogo de argolas e natação, das 14 às 18h, no Parque do Idoso;

Quarta-feira (21/09) – Atletismo, na Vila Olímpica, das 14 às 18h;

Quinta-feira (22/09) – Concurso de dança, no Parque do idoso, das 17 às 21h.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Manaus Esporte (FME)