Encerramento da XXII Olimpíada da Terceira Idade premia vencedores e celebra a vida
A competição teve a participação de idosos de toda a cidade, inclusos em 25 grupos dos núcleos do programa “Manaus Esportiva”
Na noite da última quinta-feira (22), chegou ao fim a 22ª edição dos Jogos Olímpicos da Terceira Idade. Iniciada no dia 15, a competição foi realizada pela Prefeitura de Manaus, com o apoio da Fundação Manaus Esporte (FME). Com direito a atrações musicais, a solenidade de encerramento aconteceu no Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul de Manaus.
A competição teve a participação de idosos de toda a cidade, inclusos em 25 grupos dos núcleos do programa “Manaus Esportiva”, além de integrantes da Região Metropolitana, de Iranduba e Cacau Pirêra.
As disputas ocorreram em 14 modalidades, adaptadas para os participantes: tênis de mesa, gerontovoleibol, dominó, bocha, malha, chute a gol, futpênalti, taco no disco, boliche, lance livre na cesta, lançamento ao alvo, jogo de argolas, natação e concurso de dança.
Além desta iniciativa, durante todo o ano, a Fundação Manaus Esporte (FME), promove atividades socioesportivas nos diversos núcleos do “Manaus Esportiva” na cidade. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, destaca a boa adesão dos idosos à competição, que voltou a ser realizada após dois anos de pandemia. Os jogos são uma forma de estimular os idosos a buscarem uma vida saudável com a prática de esportes.
“Estão dizendo que essa foi a maior edição dos jogos da terceira idade, e não poderia ser diferente. Depois de dois anos de pandemia, em que essa faixa etária foi duramente atingida, o retorno das atividades tem uma simbologia diferente e a palavra de ordem é celebração. Da vida, da amizade, da socialização, da alegria de viver. Com esse pensamento, organizamos esse evento, seguindo determinação do nosso prefeito. Idealizamos esse evento, de forma com que os idosos pudessem não só participar de uma atividade social e esportiva, mas acima de tudo comemorar a vida”.
Dentre as equipes que mais faturaram prêmios (confira abaixo o quadro geral de medalhas), estão o grande e incontestável campeão Núcleo Rouxinol, com quase o dobro da pontuação do segundo colocado, Núcleo Redenção. O Núcleo Coroado fechou o pódio.
Teve atleta levando sete medalhas pra casa, na Vila Olímpica, uma verdadeira papa títulos! Veterana nos jogos, Antônia Braga, de 68 anos, que representou o Núcleo do Japiim, arrastou as seguintes premiações: ouro no vôlei, tênis de mesa, corrida (50m), caminhada e revezamento, prata na natação e bronze na argola.
“Tive lesões recentes, mas me cuidei e consegui vir participar das Olimpíadas. Estou muito feliz pelas medalhas. Essa é a 15ª edição que participo. É um momento emocionante, perdi familiares na pandemia, fiquei meses longe de Manaus esperando a situação se acalmar e o Núcleo do Japiim abriu as portas para que eu pudesse voltar a treinar. Só gratidão”, concluiu.
Confira o ranking geral da Olimpíada da Terceira Idade:
1º – Núcleo Rouxinol – 555 pontos
2º – Núcleo Redenção – 281 pontos
3º – Núcleo Coroado – 271 pontos
4º – Núcleo Santa Etelvina – 220 pontos
5º – Núcleo Japiim – 155 pontos
6º – Núcleo Campos Elíseos – 154 pontos
7º – Parque Municipal do Idoso – 150 pontos
8º – Grupo Idoso Feliz – 106 pontos
9º – Grupo Lazer na 3ª Idade (SESI) – 102 pontos
10º – Núcleo Zezão – 101 pontos
11º – Núcleo Alvorada – 73 pontos
12º – Núcleo Niningberg Guerra – 71 pontos
13º – Núcleo Dom Jackson – 59 pontos
14º – Grupo Vida Ativa (Iranduba) – 52 pontos
15º – Grupo Ágape – 51 pontos
16º – Núcleo Cidade Nova – 49 pontos
17º – Grupo Anos Dourados (PMAM) – 49 pontos
18º – Núcleo Vale do Amanhecer – 39 pontos
19º – Grupo Santuário de Vidas Ativas – 39 pontos
20º – Grupo Bromélias em Movimento – 30 pontos
21º – Núcleo Dom Pedro – 29 pontos
22º – Grupo Projeto Prioridade – 23 pontos
23º – Grupo Jovem Coração do Zumbi – 21 pontos
24º – Núcleo Santa Luzia – 17 pontos
25º – Grupo Maria Joaquina (Cacau Pirêra) – 15 pontos
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Manaus Esporte (FME)