Com rebaixados da B definidos, Série C do Brasileirão de 2023 conhece seus 20 participantes
O estado terá Manaus e Amazonas como representantes na próxima edição, que foi definida neste domingo (6), com o término da Série B
A Série C do Campeonato Brasileiro tem definidos os 20 clubes da edição de 2023. A última vaga foi preenchida neste domingo (6), com o rebaixamento do CSA-AL da Série B. O futebol amazonense será representado por Manaus FC – que vai para a quarta temporada seguida na C -, e o recém-promovido Amazonas FC.
Vinda da Série D, a Onça-pintada subiu de divisão de forma inédita ao lado de São Bernardo-SP, Pouso Alegre-MG e o campeão América-RN. Por outro lado, além do CSA, Náutico, Brusque, Operário caíram da Série B e estarão na terceira divisão no ano que vem.
Junto dos oito clubes que virão de outras divisões, a Série C terá 12 remanescentes da temporada de 2022: Altos-PI, Aparecidense-GO, Botafogo-PB, Confiança-SE, Figueirense-SC, Floresta-CE, Manaus FC, Paysandu-PA, Remo-PA, São José-RS, Ypiranga-RS e Volta Redonda-RJ. O Gavião do Norte terminou na 13ª colocação geral, com 25 pontos.
De acordo com o calendário de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Série C de 2023 vai começar no dia 23 de abril, com previsão para acabar no dia 12 de novembro, com tendência a seguir com o mesmo formato adotado neste ano.
Neste ano, a terceirona passou por uma mudança no regulamento, com uma primeira fase em turno único, em 19 rodadas, quando todos os 20 times se enfrentaram. Os oito primeiros avançaram ao quadrangular do acesso, e os quatro últimos rebaixados à Série D: Campinense-PB, Brasil de Pelotas-RS, Atlético-CE e Ferroviário-CE.
Os oito times foram divididos em dois grupos com quatro times, de acordo com as suas posições na tabela. Com jogos de turno e returno, após seis rodadas, os dois primeiros de cada chave avançaram à Série B, enquanto os líderes formaram a final, vencida pelo Mirassol. Também subiram à Série B o Botafogo-SP, ABC-RN e Vitória-BA.