Soberano na base, Darlan Borges conquista 18º título estadual e inicia preparação para a Copinha
Atual bicampeão amazonense sub-20, treinador do Fast já comandou os primeiros treinamentos visando a principal competição de base do Brasil
No último dia 19, o Fast venceu o São Raimundo na final do Campeonato Amazonense su-19 e se tornou bicampeão estadual consecutivo na categoria. Comandante da equipe tricolor, o técnico Darlan Borges chegou ao seu 18º título na base do futebol baré. Com mais um troféu em sua galeria, o Rolo Compressor, mais uma vez comandado por Darlan, agora se prepara para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023.
Após mais um título em sua carreira, o “rei da base” celebrou a conquista e fez questão de dividir os méritos com os jogadores e a comissão técnica.
“O sentimento é de dever cumprido. Nós trazemos os melhores jogadores da categoria pra cá, temos uma comissão técnica muito profissional, o professor João Carlos Cavalo, o Naildo, o preparador físico João Lúcio, com certeza são os melhores que temos aqui na base e no estado. Temos grandes profissionais, grandes atletas, grande jogadores aqui. Hoje toda a garotada tem o sonho de jogar no Fast Clube”, pontuou o treinador.
Títulos
Darlan Barroso Borges, começou sua trajetória nas categorias de base do futebol amazonense no ano de 2000. E a estreia foi com o pé direito, conquistando logo de cara o primeiro campeonato pelo Fast. Na carreira, Darlan coleciona ao todo 20 troféus em 25 finais disputadas.
No estadual Infantil (categoria sub-13), o rei da base foi campeão em 2000, 2003 e 2010 com o Fast, e em 2009 com o Nacional. Já no sub-15 e sub-17, Darlan coleciona os seguintes os troféus: 2011 e 2012 pelo Nacional, 2014 pelo Tarumã e 2015 e 2021 pelo Fast.
E a na categoria sub-19/20 que Darlan acumula mais títulos. Em onze finais consecutivas disputadas, o treinador faturou o título em nove: em 2011 pelo Nacional, 2012 e, 2014 pelo Tarumã e 2015, 2016, 2017, 2018, 2021 e 2022 pelo Fast. Darlan ganhou ainda a Copa Norte sub-20 e a Taça Amazonas pelo profissional, em 2015.
Copinha 2023
Após a conquista do Estadual deste ano, agora a missão de Darlan e o Fast é outra: tentar escrever a sua história na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com o elenco fechado, o Rolo Compressor já deu início a preparação visando o campeonato, treinando de segunda a sexta, no campo da Ulbra e em uma academia particular.
O comandante do Rolo Compressor explicou que a base da equipe é a mesma que disputou a Copa do Brasil deste ano. Darlan destacou ainda, que os atletas evoluíram fisicamente e chegarão a São Paulo em melhores condições que na derrota para o IAPE-MA, no final de setembro.
“A equipe é praticamente a base do time que jogou com o IAPE. Naquele jogo nosso time estava mal fisicamente, estávamos um mês sem treinar, mas a nossa equipe já está melhor fisicamente. Estamos fazendo também trabalhos técnicos e táticos visando fazermos uma boa campanha na Copa São Paulo, já que pegamos uma chave bastante complicada”, completou.
O Fast está na chave 12 da competição que abre o calendário do futebol brasileiro e enfrentará Corinthians, Ferroviária e Zumbi-AL. A disputa começa a partir do dia 3 de janeiro.
Supervisão e edição de Matheus Pereira