Esporte localManaus FC

Orgulhoso, presidente avalia chegada do Manaus ao top 50 do ranking da CBF: “Conquista de todos”

Com mais um título estadual e a permanência na Série C, o Gavião do Norte se credencia como o amazonense melhor colocado no RNC

Com o fim da temporada de 2022, a CBF divulgou o novo Ranking Nacional de Clubes (RNC). O Manaus FC saltou cinco posições em comparação ao anterior e agora é o 50º time mais bem colocado do país. Esse resultado representa não só a melhor colocação do Gavião desde sua fundação, como também a melhor posição já alcançada por um time amazonense desde 2012, quando mudou o formato de contagem de pontos.

O novo cálculo é feito levando em consideração o desempenho do clube nas últimas cinco temporadas. O ano mais recente tem o maior peso, com a pontuação multiplicada por cinco e assim vai decrescendo consecutivamente. Com os resultados nas competições brasileiras deste ano, o Esmeraldino conquistou mais 346 pontos, somando ao todo 2.327 e ficando empatado com o Novorizontino-SP, que ocupa o 49° lugar. 

O Manaus FC é o atual bicampeão amazonense

O Manaus é o terceiro melhor time colocado da região norte, ficando atrás apenas de Paysandu e Remo que estão respectivamente em 43° e 38°. O presidente do Gavião, Giovanni Silva, falou sobre importância e o que representa para o clube essa evolução.

“O fato de subirmos mais 5 posições no ranking de clubes, estando na 50° posição entre todos do país é um motivo de grande orgulho para mim e toda nossa diretoria. Vale ressaltar que essa é uma conquista de todos que trabalham no Manaus Futebol Clube e agradeço pelo esforço e luta diária em prol do time. Temos absoluta certeza que esse lugar que ocupamos hoje é fruto natural de um trabalho sério, competente e honrado de todos que fazem parte desses nove anos de trajetória. Que Deus possa continuar nos abençoando cada vez mais para juntos seguirmos fazendo história no Manaus FC”.

Fundadores do Manaus, Luis Mitoso (no centro) e Giovanni Silva (à direita) destacam crescimento do clube

E o presidente de honra, Luís Mitoso, destacou que, mesmo com a posição já expressiva, o clube segue em busca de mais crescimento para as próximas temporadas. 

“Dizer hoje que o Manaus FC está entre os 50 melhores clubes do Brasil coroa não apenas o nosso trabalho, como também novas equipes, reestruturação das antigas e o torcedor de volta. Todos contribuíram para essa mudança, desse novo momento que o futebol amazonense vive. E tudo começou lá em 2013, com um clube que muitos diziam que seria passageiro. Sonhamos muito e com muito suor, ao lado dos nossos torcedores, patrocinadores e parceiros, estamos conquistando nossos objetivos. Seguimos trabalhando por mais, queremos chegar aos 30, 15 e até aos 10. E nós vamos, se Deus quiser”.

O RNC é utilizado como critério para a separar os times que farão parte da Copa do Brasil. Em 2023, o Manaus FC fará parte do Pote D e enfrentará um dos times do Pote H (Águia de Marabá-PA, Athletic-MG, Camburiú-SC, Cordino-MA, Democrata-MG, Falcon-SE, Parnahyba-PI, Princesa do Solimões-AM, Resende-RJ e São Francisco-AC), sendo definido por sorteio.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Manaus FC