Esporte e sustentabilidade: em Coari, projeto social de lutador de MMA recebe apoio de empresa de energia solar
Parceiros de longa data, o atleta De Assis e a empresa Cronos garantiram energia solar para academia do projeto social, que atende mais de 80 crianças
Com 20 anos dedicados ao MMA, o lutador amazonense Francisco de Lima Maciel, conhecido como De Assis, segue fazendo mais do que apenas vencer desafios no octógono. Com o apoio da Cronos Energias Renováveis, a Academia De Assis – localizada no município de Coari e responsável por um projeto social que atende mais de 80 crianças – recebeu um kit fotovoltaico, passando a contar com energia solar.
Inaugurada em 2 de agosto de 2021, a academia também é o local de preparação de De Assis para suas lutas no Absolut Championship Akhmat (ACA), organização russa de MMA.
“A nossa empresa veio trazer soluções energéticas para a cidade de Coari. Através disso, a gente foi conhecendo alguns projetos sociais e uma deles é a da Academia De Assis. Fizemos uma surpresa com este kit fotovoltaico, para atender em 100% a academia e, conhecendo um pouquinho da história, a gente se sensibilizou e fizemos uma doação de dez mil reais, para ele equipar e estruturar a academia”, declara Anderson Bastos, dono da Cronos Energias Renováveis.
Em suas lutas no Absolut Championship Akhmat, De Assis já contava com o apoio da Cronos, mas esse apoio se tornou maior após a última vitória do lutador coariense, em setembro deste ano.
“Não tinha como manter um projeto social sozinho, pois eu precisava de apoio. Foi quando apresentei o projeto e conheci o Anderson Bastos (dono da Cronos). Trocamos uma ideia, levei ele na academia e expliquei como o projeto funciona. Depois da vitória que tive na Rússia, ele disse que me daria uma força e foi quando ele colocou energia solar na minha academia e todo o suporte que precisava”, afirma De Assis, que passa a contar com energia limpa e sustentável em seu empreendimento.
“Ter a primeira academia do Amazonas com iluminação 100% solar vai motivar muitas pessoas a fazerem o mesmo. A energia solar ajuda bastante, porque a gente não vai precisar se preocupar com as contas de energia todo mês e, com o dinheiro que a Cronos nos deu, fiz uma reforma dentro da academia, deixando tudo bem confortável para os atletas se sentirem bem”.
Nascimento da Academia De Assis
Prestes a participar da 150ª edição do ACA, em dezembro, De Assis revela que a academia pensada por ele não tinha, originalmente, a intenção de criar um projeto social. Porém, com o interesse das crianças em praticar o esporte que consagrou o lutador, De Assis acabou garantindo a felicidade de jovens entre 8 e 14 anos.
“Passei 8 anos no Rio de Janeiro, treinando na academia do (Rodrigo) Minotauro, a Team Nogueira. Retornei para morar em Coari e minha intenção era abrir uma academia e fazer um time profissional, pois como estou no ACA, preciso treinar com uma equipe profissional, comigo ajudando eles e eles me ajudando. Foi quando começaram a aparecer várias crianças e, após conversar com meu pai, decidi liberar a academia para o público. Me apaixonei pelo talento delas, parecem ‘gente grande’ lutando, aprendem rápido”, explica o coariense, que tem orgulho de sua trajetória e de todos que fazem parte dela.
“Sou o primeiro atleta profissional a abrir uma academia própria no município de Coari, construindo com o dinheiro vindo do esporte, da luta, o que para mim é uma grande vitória. Durante 20 anos de carreira, a gente passa por várias coisas, algumas que nunca imaginamos passar, mas isso serviu de aprendizado, amadurecimento. Deus está colocando pessoas maravilhosas no meu caminho, como a Cronos Energia Solar, que chega para somar”, finaliza.
Com informações da Assessoria de Comunicação