Nos EUA, amazonense Paulinho estreia no time profissional do Vasco
Lateral-direito de 17 anos atuou por nove minutos na vitória do Cruzmaltino sobre o Inter Miami, em amistoso de pré-temporada
A noite do dia 21 de janeiro de 2023 vai ficar marcada na carreira do lateral-direito Paulinho. Amazonense de Tefé (município a 522 quilômetros de Manaus), o jogador de apenas 17 anos estreou no time principal do Vasco da Gama na vitória por 3 a 0 sobre o Inter Miami, pela segunda e última partida da Flórida Tour, torneio de pré-temporada realizado nos Estados Unidos.
Do banco de reservas, Paulinho substituiu Pumita Rodríguez aos 36 minutos do segundo tempo e teve cerca de nove minutos em campo para dar os primeiros passos como atleta profissional. Ele já havia ficado como opção no jogo contra o River Plate, na última semana.
O camisa 29 foi integrado aos profissionais do Gigante da Colina em dezembro de 2022, logo após a chegada do técnico Maurício Barbieri, e conquistou vaga na delegação que viajou aos Estados Unidos. Com o fim da participação na Flórida Tour, o clube agora volta as atenções à disputa do Campeonato Carioca.
Em setembro de 2021, Paulinho assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, que defende desde os oito anos de idade, após ter sido aprovado numa seletiva.
Desde então, o lateral coleciona boas atuações e taças: um bicampeonato estadual sub-17, um estadual sub-15 e uma Copa Rio sub-17. Paulinho fechou a temporada de 2022 defendendo duas categorias, sendo 26 jogos e dois gols pela equipe sub-17, e outras 12 partidas pelo time sub-20.
Confira o momento em que Paulinho entra em campo: