Amazonas perde para o Botafogo-PB por 2 a 1 na estreia do quadrangular final da Série C
Fora de casa, a Onça-pintada não conseguiu pontuar na primeira das seis rodadas decisivas para o acesso
O Amazonas FC estreou com derrota na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (3). A Onça-pintada perdeu por 2 a 1 o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). Os gols do time da casa foram marcados por Renatinho e Mariotto. Igor Bolt descontou pro Amazonas nos acréscimos.
O jogo
O Amazonas foi a campo sem modificações com a mesma escalação do jogo de fechamento da primeira fase contra o CSA. Logo aos 30 segundos, Léo Guerra finalizou de voleio dentro da área, para defesa fácil de Mota. A resposta do Belo no lance seguinte foi muito perigosa. Bismark foi lançado nas costas da defesa do Amazonas, driblou o goleiro Marcão, mas chutou por cima do gol e desperdiçou uma grande oportunidade.
Com 12 minutos, Rafael Lacerda foi obrigado a fazer a primeira alteração na lateral esquerda da Onça-pintada. Renan Castro sentiu desconforto muscular e deu lugar a Charles. Depois de um início intenso do time da casa, o Amazonas equilibrou a partida e controlou as ações.
O Botafogo voltou a assustar aos 20 minutos, na bola parada. Renatinho cobrou escanteio fechado do lado esquerdo e quase fez gol olímpico, mas a bola carimbou a trave aurinegra. Aos 28 minutos, chegada da Onça. O argentino Diego Torres recebeu no meio, deu um drible seco no marcador e mandou uma pancada de longe, Mota espalmou para escanteio.
Aos 31 minutos, numa transição do Botafogo, Charles tentou o domínio no meio e acabou recuando, Mariotto arrancou em velocidade e tentou passar por Marcão, mas desta vez acabou derrubado, pênalti marcado. Renatinho bateu à meia altura no canto esquerdo de Marcão, que foi na bola, mas não conseguiu evitar o 1 a 0 no Almeidão.
O Amazonas tentou reagir ao gol sofrido e fez o goleiro adversário trabalhar novamente aos 37 minutos. Léo Guerra arrancou pela esquerda, tabelou com Diego Torres e finalizou rasteiro da entrada da área, Mota caiu para fazer a defesa. No rebote, Sassá não conseguiu chegar para aproveitar.
Segundo tempo
Na etapa complementar, o Amazonas até voltou com uma postura mais ofensiva, mas aos três minutos, o Botafogo ampliou. Zé Mário cruzou da esquerda, Renatinho bateu de primeira e deu uma “chicotada” pra pequena área, onde estava Mariotto, o centroavante completou de joelho pro gol vazio.
Em desvantagem, Lacerda mexeu no time e promoveu gás novo nas pontas, com Igor Bolt e DG, mas a equipe seguiu com dificuldades de criar jogadas e incomodar a defesa paraibana. Mesmo mais retraído e cauteloso com o resultado na mão, o Botafogo era mais perigoso nas investidas. O Amazonas só finalizou aos 33 minutos, Sassá chutou de canhota para defesa de Mota.
Já aos 45 minutos, Patric cobrou escanteio da esquerda, Jackson desviou no primeiro poste e o estreante Igor Bolt cabeceou pro fundo das redes. Prontamente, a árbitra assistente anulou por impedimento, mas o VAR validou o gol de honra da Onça-pintada depois de três minutos. Apesar do abafa final, a vitória do Belo se confirmou.
Panorama e próximas partidas
No outro jogo do grupo C, Paysandu e Volta Redonda empataram em 1 a 1. Com isso, o Amazonas larga na última colocação da chave. Depois da estreia como visitante, o time amazonense agora terá dois jogos diante da torcida na Arena da Amazônia. O primeiro deles será no próximo sábado (9), contra o Paysandu, às 17h (de Manaus).
Confira os melhores momentos