Pré-jogo: Amazonas visita o Volta Redonda em confronto direto por zona de classificação no quadrangular final
As equipes se reencontram no Rio de Janeiro após a primeira vitória aurinegra nesta fase, em Manaus. Duelo de “seis pontos” por uma vaga no G2 do grupo C
Vivo na briga por uma vaga na Série B de 2024, o Amazonas FC entra em campo neste sábado (23), novamente diante do Volta Redonda, pela 4ª rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023. O reencontro entre as equipes acontece a partir das 18h (de Manaus), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
A partida terá transmissão ao vivo com imagens no canal fechado “Nosso Futebol” e na plataforma de streaming DAZN. Este será o terceiro duelo envolvendo Amazonas e Volta Redonda, todos os anteriores aconteceram nesta edição da Série C. O histórico aponta uma vitória para cada lado.
A derrota por 2 a 1 Arena da Amazônia foi a primeira do Voltaço nesta segunda fase. A equipe carioca viu o Paysandu ultrapassá-lo na tabela e assumir a liderança do grupo C. Contudo, o Volta Redonda ainda está na zona de classificação para a Série B, com quatro pontos somados na segunda posição, e aposta no fator casa para permanecer próximo do acesso.
A última e única derrota do Voltaço em casa nesta Série C foi na primeira rodada, para o Pouso Alegre. A invencibilidade no Raulino de Oliveira já dura 10 jogos, com oito vitórias e dois empates no período. Contra o mesmo Amazonas, a goleada por 5 a 1 ainda está fresca na memória.
No departamento médico estão seguem o zagueiro Daniel Felipe, que se recupera de cirurgia no joelho; o zagueiro Michel, com entorse no tornozelo; e o volante Henrique Silva, com dores na panturrilha. Por outro lado, o técnico Rogério Corrêa conta com o retorno do meia Caio Vitor, que cumpriu suspensão e não atuou em Manaus.
Sem modificar a base titular dos últimos jogos, o Volta Redonda pode ser escalado com: Jean Drosny; Wellington Silva, Matheus Santos, Marcão e Ricardo Sena; Bruno Barra, Paulinho e Caio Vitor; Douglas Skilo, Marquinhos e Ítalo.
A primeira vitória no quadrangular final sobre o Voltaço foi sinônimo de alívio e deu uma injeção de confiança no Amazonas, que segue na briga, dependendo apenas das próprias forças para conquistar o acesso. Na rodada passada, a Onça-pintada deixou a lanterna e subiu para a terceira posição no grupo C, a apenas um ponto do adversário carioca.
Melhor visitante da primeira fase, o Amazonas não vem bem na condição e precisa superar o retrospecto recente longe de seus domínios. Nos últimos três jogos fora de casa, foram três derrotas.
Para o segundo jogo a frente do Amazonas, o técnico Luizinho Vieira tem alguns desfalques: o atacante Ruan, que ainda se recupera de lesão; o atacante Luan, expulso nos minutos finais do jogo passado; e o zagueiro Thiago Spice, que tomou o terceiro cartão amarelo na Arena e também cumpre suspensão.
As novidades ficam por conta do retorno do lateral-esquerdo Raphael Soares, que retorna de suspensão, e o atacante Levi, relacionado pela primeira vez para uma partida desde que foi contratado. A tendência é que Luizinho repita a base da equipe que venceu o mesmo Volta Redonda em casa, com: Edson Mardden; Patric, Jackson, Maycon e Renan Castro; PH, Ítalo, Rafael Tavares e Diego Torres; Igor Bolt e Sassá
O quarteto de arbitragem principal da partida é do Rio Grande do Sul. Rafael Rodrigo Klein é o dono do apito, e será auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau. Wagner Silveira Echevarria será o quarto árbitro, enquanto Thayse Marques Fonseca, do Rio de Janeiro, atuará como quinta árbitra.
Os jogos da segunda fase da Série C têm o auxílio do árbitro de vídeo. O responsável por comandar o VAR será José Cláudio Rocha Filho, de São Paulo. O analista do VAR será Herman Brumel Vani, também de São Paulo. E o observador será Cláudio José de Oliveira Soares, do RJ.