Pré-jogo: a um passo da Série B, Amazonas recebe o Botafogo-PB, e pode conquistar acesso inédito na Arena
Com casa cheia, a Onça-pintada precisa no mínimo de um empate para subir de divisão e recolocar o futebol amazonense na Segundona após 18 anos
Pra seguir fazendo história! O Amazonas FC encara neste sábado (7), o jogo mais importante dos seus quatro anos de fundação. Diante do Botafogo-PB, na Arena da Amazônia lotada, a equipe aurinegra pode conquistar o acesso inédito à Série B do Campeonato Brasileiro. Marcado para 17h (de Manaus), o duelo é válido pela sexta e última rodada do quadrangular final da Série C.
Todos os mais de 40 mil ingressos disponibilizados foram vendidos. A expectativa é que o recorde de público da Arena da Amazônia de 44.896 pessoas seja quebrado. Em caso de acesso da Onça-pintada, o futebol amazonense retornará à segunda divisão nacional após 18 anos.
Amazonas e Botafogo-PB já se enfrentaram outras duas vezes nesta edição da terceira divisão. Na primeira fase, os times empataram sem gols no Zamith. Já no quadrangular do acesso, o Belo venceu por 2 a 1, mas desta vez, chega sem chances de classificação.
O Amazonas FC pode coroar a primeira participação da história na Série C com o segundo acesso nacional consecutivo. O clube aurinegro foi o terceiro colocado na primeira fase, e iniciou a segunda fase com duas derrotas seguidas para o próprio Botafogo e Paysandu, mas reagiu depois da troca de Rafael Lacerda por Luizinho Vieira no comando técnico.
Com o novo treinador, a Onça-pintada engatou três vitórias seguidas contra Volta Redonda (dentro e fora de casa) e Paysandu, e chega na última rodada com nove pontos, na vice-liderança do grupo C. A vitória histórica de virada sobre o Papão no Mangueirão lotado deixou o clube dependendo apenas das próprias forças para se manter na zona de classificação e ficar com uma das vagas.
Um simples empate já é suficiente para garantir o acesso. Em caso de vitória na Arena, e o Paysandu não vença o Volta Redonda no outro jogo do grupo, o Amazonas ainda pode fisgar o primeiro lugar e uma vaga na grande final contra o Brusque.
Para a decisão, desfalque de peso na Onça. Luizinho Vieira não terá o poder de fogo de Sassá. O artilheiro da competição, com 17 gols, tomou o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática. Luan Santos é o substituto natural do camisa 99 no comando de ataque.
A lista de desfalques no ataque ainda pode contar com outros dois nomes: Gustavo Ermel segue entregue ao departamento médico; Ruan evoluiu no tratamento de lesão muscular e iniciou os trabalhos de transição no campo.
Por outro lado, o zagueiro Thiago Spice voltou a treinar normalmente durante a semana após ficar de fora do jogo em Belém por lesão. O veterano disputa vaga com Maycon. O volante Jorge Jiménez cuimpriu suspensão pela expulsão contra o Voltaço e pode ser relacionado novamente.
Luizinho Vieira tem optado por manter um time base, e pode repetir a equipe que venceu no Mangueirão, com apenas uma mudança: Edson Mardden; Patric, Maycon, Jackson e Renan Castro; PH, Ítalo, Rafael Tavares e Diego Torres, Igor Bolt e Luan Santos.
Se do lado do Amazonas, o clima é de expectativa pelo acesso, o Botafogo é o único entre os oito times da segunda fase que chega na última rodada já eliminado. O Belo vem de uma péssima sequência de quatro derrotas consecutivas. A única vitória no quadrangular final foi justamente contra o Amazonas, na 1ª rodada.
A eliminação alvinegra foi selada na derrota por 2 a 1 contra o Volta Redonda, em pleno Almeidão. Com apenas três pontos, na lanterna do grupo C e nenhuma chance de classificação, o Belo desembarca em Manaus apenas para cumprir tabela e tentar atrapalhar o acesso do Amazonas.
Depois da confirmação da eliminação, o técnico Felipe Surian foi flagrado fazendo gesto obsceno para a torcida ao descer para os vestiários. Apesar do clima ruim e da queda precoce, o comandante foi mantido e vai dirigir a equipe na Arena da Amazônia.
O lateral-direito Ricardo Luz, expulso na derrota para o Voltaço, é desfalque certo e deve ser substituído por Lucas Mendes. O volante Wesley Dias volta de suspensão e pode compor o time titular. A provável escalação do Belo tem: Mota; Lucas Mendes, Wesley Matos, Pedro Carrerete e Zé Mário; Wesley Dias, Netinho, Renatinho e Jaílson; Marco Antônio e Pipico.
O quarteto de arbitragem principal é de Santa Catarina. Ramon Abatti Abel, do quadro da FIFA. comanda o apito e será auxiliado por Kléber Lúcio Gil e Bruno Muller. Célio Amorim será o quarto árbitro, enquanto Uesclei Regison Pereira dos Santos, do Amazonas, atuará como quinto árbitro.
O responsável por comandar o VAR será Márcio Henrique de Gois, de São Paulo. O analista do VAR será Vitor Carmona Metestaine, também de São Paulo. E o observador será Raimundo Nonato Lopo de Abreu, do Distrito Federal.