Equipes de vôlei e handebol do Amazonas estreiam com vitórias nos Jogos Universitários Brasileiros 2023
Em Joinville (SC), times amazonenses venceram duelos contra os estados de Roraima, Tocantins e Minas Gerais
A etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023 já começou e o Amazonas chegou com tudo. Nas disputas realizadas na última terça-feira (10), nas modalidades voleibol (feminino e masculino) e handebol (feminino), vitória para as equipes amazonenses contra os estados de Roraima, Tocantins, Minas Gerais.
A primeira partida do dia foi disputada pela equipe feminina de vôlei da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins), que não contou conversa e venceu o time da Unicesumar, de Roraima, por 3 sets a 0, com parciais de 25×19, 25×16 e 25×23.
Em seguida foi a vez da equipe de handebol feminino da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) dar show sobre o time do Centro Universitário Unitop, de Tocantins. No primeiro tempo, as amazonenses definiram o ritmo de jogo e seguiram comandando o placar até o fim da partida. O resultado foi a vitória sacramentada sobre a equipe tocantinense, por 39 a 20.
Para a estudante do 7° período de Biblioteconomia da Ufam, Samarina Gonçalves, 22, que joga como ponta na equipe de handebol da instituição, as expectativas são as melhores possíveis.
“Vencemos o primeiro desafio e a sensação foi incrível. Já estamos em concentração para a próxima partida e vamos em busca de mais um resultado positivo para o nosso estado”, afirmou.
De virada, o vôlei masculino da Uninilton Lins venceu a equipe de Minas Gerais por 3 sets a 2, após uma partida emocionante. No primeiro set, vitória para a equipe mineira, seguida pelo empate amazonense no segundo período. A história se repetiu no terceiro e quarto sets e ao final, um tie-break de tirar o fôlego, finalizando com a vitória do Amazonas. Parciais de 23×25, 25×21, 23×25, 25×18 e 15×12.
Outros resultados
No e-Sports (futebol eletrônico), a atleta da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alenice Diniz, 29, disputou três partidas nesta terça-feira (10), vencendo uma contra a atleta do Amapá, por 3 a 2, e sofrendo revés nos demais duelos contra as adversárias do Ceará e de Santa Catarina.
As partidas foram válidas pelo jogo de ida e amanhã (11/10), a atleta se prepara para encarar os jogos de volta contra as três oponentes.
O handebol masculino da Uninilton Lins, que joga a primeira divisão da modalidade, sofreu revés contra a equipe do Piauí, após um jogo bastante acirrado, por 25 a 36. Nesta quarta-feira (11/10), às 18h (horário de Brasília), o time amazonense enfrenta São Paulo.
Próximos jogos
Nesta quarta-feira (11), os atletas do wrestling e judô estreiam nos JUBs, a partir das 9h. Já o handebol feminino da Ufam joga contra a equipe do Mato Grosso, às 12h. O vôlei da Nilton Lins também entra em quadra. No feminino, as amazonenses encaram o time do Mato Grosso do Sul, às 11h30, enquanto o masculino enfrenta a equipe do Espírito Santo, às 17h30.
No e-Sports (Clash Royale), a atleta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Lorena Leones, vai em busca de mais uma vitória para a conta, a partir das 14h. Todos os horários estão de acordo com o fuso de Brasília.
A competição
Mais de cinco mil atletas irão participar da 71ª edição dos JUBs, representando as 27 federações universitárias do país. Além dos competidores, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador também fazem parte desta, que é maior competição universitária da América Latina. Serão disputadas 21 modalidades, ao longo de 14 dias de competição.
Acompanhe as disputas
Os esportes convencionais e o paradesporto poderão ser acompanhados no YouTube, através do link https://www.youtube.com/@CBDUTV. Já o e-Sports estará no Twitch, via link https://www.twitch.tv/cbdutv.
Além disso, conteúdos e programação das transmissões poderão ser acompanhados por meio das redes sociais da CBDU no Instagram (https://www.instagram.com/cbdu/); LinkedIn (https://br.linkedin.com/company/cbdu); e Facebook (https://www.facebook.com/CBDU.brasil).
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud)