Esporte local

Atletas de jiu-jítsu e tênis garantem mais quatro medalhas para o Amazonas nos JUBs 2023

Amazonenses faturaram um ouro e três pratas na última quinta-feira (19), em Joinville/SC. Disputas vão até este sábado (21)

O Amazonas segue fazendo bonito nas disputas da maior competição universitária da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e nesta quinta-feira (19), mais quatro medalhas foram conquistadas nas modalidades jiu-jítsu e tênis. Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a etapa final dos JUBs segue até sábado (21), na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

A primeira medalha do Amazonas foi para a estudante do segundo período de Medicina da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins), Mell Cohen. Após um jogo bastante acirrado contra a atleta da Paraíba, a amazonense acabou faturando o vice-campeonato no tie-break, diante do empate em 1 a 1.

“Acredito que fiz uma boa partida e fico feliz pela conquista representando o Amazonas. É minha primeira participação na competição, então saio com a sensação de alegria pelo pódio e dever cumprido por todos os que confiaram no meu potencial”, destacou a tenista.

Mell Cohen, tenista

Na estreia do jiu-jítsu, os lutadores Luiz Pantoja, Lucas Teixeira e Joquebede Barbosa garantiram um ouro e duas pratas, respectivamente.

Atleta de Educação Física na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lucas Teixeira conquistou o segundo lugar na competição de ‘arte suave’ após enfrentar três adversários de peso.

“Foram três lutas duras, mas graças à preparação que fiz e ao acompanhamento que tive com a fisioterapeuta Juliana Ribeiro, essa conquista foi alcançada. Estou muito feliz e, se Deus quiser, ano que vem volto aos JUBs para subir no mais alto lugar do pódio”, ressaltou.

O também estudante de Educação Física da Ufam, Luiz Pantoja, levou o ouro, sendo o único participante inscrito na categoria até 88,300 kg. Já a estudante de Direito do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Joquebede Barbosa, levou a medalha de prata na competição, após duas lutas contra a atleta do Rio de Janeiro.

Outros resultados

O atleta Gabriel Marques, da Ufam, estreou na competição e garantiu a 5ª posição na categoria. Ao todo foram 12 atletas inscritos no kumitê (-84 kg). Após perder para o atleta de Santa Catarina, Gabriel voltou para a repescagem e venceu o adversário de Sergipe. Em seguida, o amazonense disputou contra o Paraná e a luta acabou empatada. Por ter feito o primeiro ponto, vitória para o lutador paranaense.

Próximas disputas

Nesta sexta-feira (20), o atleta da Uniasselvi, Tiago Araújo, faz sua estreia na competição de karatê, na categoria kumitê (-60kg), a partir das 14h45. Já o jiu-jítsu segue com disputas na categoria Absoluto, a partir das 9h. Os jogos estão sendo realizados de acordo com o fuso horário de Brasília.

A competição

Mais de cinco mil atletas participam da 71ª edição dos JUBs, representando as 27 federações universitárias do país. Além dos competidores, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador também fazem parte desta, que é maior competição universitária da América Latina. São disputadas 21 modalidades, ao longo de 14 dias de competição.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud)