RPE Parintins fura bloqueio no fim, bate Unidos do Alvorada por 2 a 0 e vence a segunda no Barezão 2024
Equipe de Rio Preto da Eva martelou, goleiro Júlio teve grande atuação, mas com gols de Weverton Gudula e Ygor, o Tourão somou mais três pontos
Em duelo válido pela abertura da 2ª rodada do Campeonato Amazonense de 2024, o RPE Parintins venceu o Unidos do Alvorada por 2 a 0 na tarde desta terça-feira (23), no estádio Carlos Zamith, e venceu a segunda partida seguida na competição. Weverton Gudula e Ygor Eduardo foram os autores dos gols do Tourão.
O jogo
A busca do Parintins pelo gol começou cedo, aos três minutos, com Gabriel Henrique cobrando falta para defesa de Júlio. Principal válvula de escape do time do interior, o atacante Weverton Gudula foi lançado nas costas da defesa e na hora de finalizar, acabou travado pelo goleiro Júlio Rubim aos 12 minutos. Dois minutos depois, Sibito cruzou da esquerda para Daniel Costa, que ajeitou para Gabriel Mury finalizar de canhota no alto, Júlio fez grande defesa.
Aos 23 minutos, Weverton Gudula recebeu na entrada da área e chutou de canhota no cantinho, Júlio foi buscar. A primeira chegada do Alvorada foi só aos 30 minutos, quando o zagueiro Douglas Nunes, do Parintins, errou um passe na saída de bola e deu nos pés de Cocote, que partiu em direção a área e buscou o canto de Robert, o goleiro caiu para fazer a primeira intervenção do jogo pelo lado do Tourão.
Agora pelo lado esquerdo do ataque, Weverton Gudula foi lançado em velocidade, arrancou e bateu no canto, a bola raspou no pé da trave e saiu pela linha de fundo aos 32 minutos. No momento seguinte, mais duas chances desperdiçadas por Léo Itaperuna na pequena área. O Alvorada voltou a ameaçar aos 35 minutos, com novo chute de Cocote para defesa de Robert. Aos 40, Victor Léo arriscou de fora da área e mandou um balaço rasteiro, a bola pegou no pé da trave.
Segundo tempo
A etapa final foi uma verdadeira blitz do Parintins, encurralando o Alvorada no campo de defesa. A equipe estreante na elite se desdobrava e se defendia como podia. Aos dois minutos, novo embate entre Gabriel Mury e Júlio Rubim. O volante chutou de fora da área e o goleiro do Alvorada defendeu.
Carimbando uma atuação de gala, Júlio brilhou aos uma vez aos 18 minutos. Após tabela entre Gabriel Henrique e Gudula pelo lado esquerdo, o lateral chegou na linha de fundo e cruzou à meia altura pro meio da área, Emerson Vagalume cabeceou firme, mas Júlio defendeu no reflexo.
Como no primeiro tempo, Léo Itaperuna falhou na hora de completar pro gol. Gabriel Henrique cruzou rasteiro e o camisa 9 pegou mal na bola dentro da área aos 30. Dois minutos depois, Kaique Kainã recebeu cruzamento, invadiu a área e bateu rasteiro, Júlio evitou o gol com os pés.
Aos 35, a grande chance da partida. Emerson Vagalume fez fila pelo lado direito, invadiu a área e cruzou rasteiro, Weverton Gudula com o gol aberto foi tentar o domínio, acabou se atrapalhando e perdeu a oportunidade de abrir o placar. O Alvorada respondeu aos 37 com arrancada e chute de Cocote.
De tanto insistir, o Parintins enfim chegou ao gol aos 39 minutos. Henrique Canela arrancou pela direita, e mesmo puxado, conseguiu cruzar pra trás, desta vez, Weverton Gudula tirou de Júlio, bateu rasteiro e balançou as redes do Alvorada. Placar aberto perto do fim do jogo. Aos 42, Darlyson cruzou do lado direito na medida para Ygor cabecear e fazer o segundo.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o goleiro Júlio, do Unidos do Alvorada, foi eleito o Caboco do Jogo, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Panorama e próximas partidas
O resultado mantém o Parintins na liderança do grupo B, com seis pontos de seis possíveis. Já o Alvorada segue na quinta e última colocação do grupo A. As equipes voltam a campo nos próximos dias para a 3ª rodada.
O Unidos do Alvorada terá o Rio Negro pela frente na terça-feira (30), às 15h30, novamente no Estádio Carlos Zamith. No sábado (27), às 20h, o RPE Parintins recebe o Amazonas FC no Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva.
Confira os gols