Amazonas vence o Alvorada, fica com a vice-liderança do grupo A e encara o Parintins nas quartas de final do returno
Com time alternativo, a Onça-pintada fez 2 a 0 e vai ter a vantagem do empate na próxima fase. Alvorada avança em terceiro e pega o Princesa do Solimões, fora de casa
A 5ª e última rodada da primeira fase do segundo turno do Campeonato Amazonense foi concluída na tarde desta terça-feira (26), no Estádio Carlos Zamith. O Amazonas venceu o Unidos do Alvorada por 2 a 0 e confirmou a segunda colocação no grupo A, ultrapassando o time estreante na elite, que também segue para as quartas de final, apesar de estar rebaixado na classificação geral. Xavier e Giovanni marcaram os gols da Onça-pintada.
O jogo
Quem chegou primeiro ao ataque foi o Alvorada. Aos nove minutos, bola recuperada para saída rápida, Cocote arrastou pelo meio e enfiou para Cortez, o atacante carregou, deixou a defesa aurinegra pra trás e ficou cara a cara com Marcão, mas acabou finalizando por cima do gol. Aos 14 minutos, Xavier achou Levi pelo meio, que girou mandando uma pancada colocada no ângulo, Neneca raspou e a bola explodiu o travessão.
Com paciência, o Amazonas armou uma trama pelo lado direito, Ezequiel lançou Luquinhas no fundo, que arrancou e cruzou pra trás, Xavier apareceu como elemento surpresa na área e completou de pé direito pro gol, Neneca chegou a tocar na bola, mas espalmou pro fundo das redes. Onça-pintada na frente aos 18 minutos.
Mais tranquilo com a vantagem em mãos, o Amazonas seguiu trocando passes, envolvendo o Alvorada pelos lados e criando jogadas. Aos 25 minutos, Bruno Dip cruzou para Levi, que bateu de frente, a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Luquinhas cruzou pra área, Rubens ajeitou, e Xavier emendou um chute de voleio, mas mãos do goleiro Neneca aos 44 minutos.
Segundo tempo
Aos nove minutos, o Alvorada acordou na partida e ameaçou o gol aurinegra em duas oportunidades. Primeiro, Cocote puxou pela ponta esquerda, passou pela marcação e chutou para defesa de Marcão. Na cobrança de escanteio, Cocote levantou na área, Thiago Spice cabeceou com perigo, a bola desviada foi pela linha de fundo. O Amazonas respondeu aos 16, Ênio deixou a marcação pra trás pelo meio e deixou em Jô, o camisa 7 dominou e bateu cruzado, a bola passou do lado esquerdo da trave de Neneca.
Autor do gol da partida, Xavier quase marcou o segundo em chute de fora da área, mas a bola bateu no travessão aos 22 minutos. Aos 45, com o Amazonas rondando a área, Pedro Bahia cortou pra canhota pela direita e finalizou para defesa de Neneca. Na sequência, Pedro Bahia cruzou do lado direito e cruzou na medida para Giovanni desviar de cabeça e fazer o segundo.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o volante Xavier, do Amazonas, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Panorama e próximas partidas
O Amazonas chegou a sete pontos e confirmou a vice-liderança do grupo A. O adversário nas quartas de final será o RPE Parintins, que foi o terceiro colocado do grupo B. No jogo único, a Onça-pintada será mandante e terá a vantagem do empate. Na classificação geral, o Amazonas subiu para a quarta posição, com 15 pontos.
Por sua vez, o Alvorada permaneceu com quatro pontos e terminou na terceira posição do grupo A. Primeira equipe dentro da zona de rebaixamento da classificação geral, no oitavo lugar com cinco pontos, o Alvorada está rebaixado, mas pode escapar em caso de título no segundo turno, conforme regulamento.
Nas quartas de final, os comandados de Aderbal Lana vão enfrentar o Princesa do Solimões, fora de casa, com a obrigação de vencer durante os 90 minutos para seguir adiante. O time de Manacapuru terá a vantagem do empate.
Confira os melhores momentos