Prefeitura entrega passagens aéreas a atletas qualificados em seletiva para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, em SP
Cem atletas classificados vão viajar para Barueri (SP) representando a cidade e o estado na competição nacional, que acontece de 20 a 28 de abril
A Prefeitura de Manaus, por meio do programa “Manaus Olímpica”, da Fundação Manaus Esporte (FME), realizou, nesta terça-feira (16) a entrega das passagens aéreas aos atletas classificados na seletiva para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, que acontece em Barueri (SP), de 20 a 28/4. A entrega foi feita pelo prefeito David Almeida, na casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade.
Na ocasião, o prefeito reforçou o compromisso de apoiar o esporte e destacou que desde o ano passado os atletas não precisam ficar pedindo ajuda financeira nos semáforos da capital para disputar os campeonatos brasileiros.
“Manaus é um dos maiores polos de Jiu-Jítsu, de luta do Brasil e do mundo. Nós tínhamos campeões brasileiros e mundiais pedindo ajuda no sinal em meio aos carros. Isso acabou em Manaus. Ano passado, a equipe teve a ideia de fazer a seletiva. Quem se classificar, a prefeitura dá passagem”, afirmou Almeida.
A seletiva, realizada em março, teve mais de 1.300 inscritos e classificou cem atletas de ambos os naipes e de todas as categorias, que conquistaram a possibilidade de representar a cidade e o Estado na competição nacional. Segundo o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, essa é uma forma de apoiar e agradecer a um esporte que sempre contribuiu para a formação dos cidadãos amazonenses.
“Manaus é a Cidade Sul-Americana do Desporto e nós temos uma dívida de gratidão com o esporte que mais revelou atletas de nível nacional e internacional. O Jiu-Jítsu é o esporte que mais formou empresários, políticos, uma grande parte da nossa sociedade é forjada nos tatames da cidade de Manaus, desde a sua parte mais remota até os dias atuais. Então, a importância da modalidade não é apenas o resultado em si, a medalha, vencer ou não vencer, mas essa grandiosidade que a arte marcial pode ensinar”, explicou Aurilex.
Além das passagens aéreas, os atletas vão receber uma ajuda de custo de R$ 1 mil para hospedagem e alimentação durante a estadia para a competição. O valor será pago assim que os atletas chegarem em solo paulista. Para a atleta Andreza Carvalho, o apoio da Prefeitura de Manaus tem sido fundamental para realizar o sonho de participar de uma disputa nacional.
“É um apoio muito importante, realmente, como é a segunda vez que está acontecendo aqui em Manaus, é importante para os atletas que não têm condições de ir, mas têm vontade de participar de um campeonato grande, e também é um presentão do prefeito para nós, que vamos poder representar nosso estado com tanto amor e orgulho lá fora”, celebrou.
Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)