Com oito clubes, FAF define fórmula de disputa da Série B do Amazonense 2024
Apenas o campeão garante a única vaga na elite do Barezão de 2025. Competição tem início previsto para o mês de agosto
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou, na manhã desta quinta-feira (20), junto aos clubes participantes da Série B do Campeonato Amazonense 2024, a segunda reunião de Conselho Técnico da competição. Na ocasião, foi definido o formato de disputa da segunda divisão estadual, que tem início previsto para a segunda semana de agosto.
Estiveram presentes na reunião e participaram diretamente das discussões e definições representantes de sete dos oito clubes confirmados na Série B do Estadual. O evento foi direcionado pelos Diretores de Competição da FAF, Cláudio Nobre e Thiago Durante.
“Tivemos mais uma reunião de Conselho Técnico da Série B, na qual definimos, além da fórmula de disputa, alguns itens importantes do regulamento da competição. Foi uma reunião muito proveitosa, com a participação da maioria dos clubes, e esperamos ter uma Série B muito mais forte e equilibrada, para que a gente conheça o clube que irá ascender à Série A de 2025, que é a elite do futebol amazonense”, destacou Durante.
De volta à disputa da Série B, após ausência na última temporada, o Tarumã buscará o acesso inédito em sua história. O presidente do Lobo do Norte, Aldemir Lima Maquiné, comentou sobre a reunião e sobre as expectativas do clube para a competição.
“Foi muito importante definirmos essa fórmula de disputa da competição, principalmente para o nosso planejamento. A reunião foi muito proveitosa e as deliberações foram encaminhadas, de forma democrática, entre os clubes. Ano passado, o Tarumã ficou de fora dessa competição, mas este ano volta. Já estamos em plena preparação para a competição e esperamos ter um bom desempenho para brigar pelo acesso à Série A”, assinalou.
Fórmula de disputa
Neste ano, a Série B será dividida em dois grupos com quatro equipes cada. Os integrantes de um grupo enfrentarão os do outro grupo. Estarão classificados às semifinais, os dois melhores colocados de cada grupo.
Nas semifinais, os líderes de cada chave terão a vantagem de mando de campo. Todos os confrontos serão em jogos únicos e em caso de empate, os classificados serão definidos nos pênaltis. Por fim, o campeão estará garantido na Série A do Campeonato Amazonense.
Ao todo, a competição terá seis datas. A grande final está prevista para ser realizada nos dias 14 ou 15 de setembro.
Grupos e primeira rodada
Grupo A
Clipper
JC
Fast
CDC Manicoré
Grupo B
RB do Norte
Sul América
Tarumã
Sete FC
Primeira rodada
Clipper x Sete FC
RB do Norte x CDC Manicoré
JC x Tarumã
Sul América x Fast