Com 11 medalhas, Amazonas encerra participação na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros 2024
Atletas amazonenses deram show e mostraram talento em diversas modalidades na Capital Federal
Com um saldo de 11 medalhas, sendo quatro ouros, três pratas e quatro bronzes, o Amazonas encerrou sua participação na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024. A competição, que é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), reuniu cerca de sete mil atletas de todo o país em Brasília, no Distrito Federal.
Dividido em dois blocos, o evento foi realizado no período de 08 a 19 de outubro e contou com a participação de 375 instituições de ensino superior, que disputaram 31 modalidades esportivas.
A delegação amazonense, composta por 90 pessoas, sendo 74 atletas, 10 técnicos e seis dirigentes, competiu em 12 modalidades, entre elas breaking (estilo de dança), basquete, e-Sports (Clash Royale e futebol eletrônico), handebol, karatê, natação, voleibol, wrestling, entre outras.
Para o chefe de delegação da primeira etapa dos jogos, Taner Teixeira, participar do JUBs sempre é uma experiência única. “Ver o desempenho e a dedicação de cada atleta é empolgante. Mesmo com todas as dificuldades de conciliar estudos e treinamentos esportivos, eles vão lá e mostram todo o seu potencial. São verdadeiros guerreiros e garanto que o Amazonas esteve muito bem representado na competição”, afirmou.
Determinação
Em 2023, Amazonas alcançou a primeira divisão do esporte universitário nacional com a modalidade voleibol. Este ano, as equipes não só se mantiveram na divisão, como também o time masculino da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) alcançou o feito histórico de chegar à final da competição e garantir a medalha de prata para o estado.
Foram cinco duelos emocionantes para conquistar a segunda colocação no pódio. Para a vice-presidente Regional Norte da CBDU, Lilian Valente, poder ver o esporte universitário chegando cada vez mais longe é motivo de orgulho.
“Este ano, mais uma vez os atletas amazonenses mostraram muita força e tivemos resultados bastante positivos. Acompanhei o voleibol masculino e foi maravilhoso poder ver toda a delegação reunida e torcendo uns pelos outros. Essa é uma competição muito importante e saber que nossos atletas têm vindo cada vez mais preparados é algo incrível e que muito me orgulha”, destacou.
Premiação geral
Na modalidade wrestling, além de garantir um ouro, uma prata e dois bronzes, o Amazonas também conquistou a terceira colocação geral por instituição de ensino superior no país, sendo representada pela UniNilton Lins. A instituição dividiu o pódio com os estados do Rio de Janeiro, que foi o vice-colocado, e de São Paulo, que foi o campeão geral por IES.
Com informações da Faud