Após fazer história na Coreia, Júnior Negão está a caminho do futebol chinês
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Após quatro temporadas no futebol sul-coreano, três delas no Ulsan Hyundai, o atacante Júnior Negão está de malas prontas para deixar o país depois de um ano mágico, recheado de gols, títulos, e visibilidade. Livre no mercado, o baiano radicado no Amazonas continuará na Ásia, e deve defender as cores do Changchun Yatai, recém-promovido de volta à Super Liga Chinesa.
A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Jorge Nicola e confirmada pelo Portal Esporte Manaus. Júnior Negão confirmou as tratativas com o time chinês e afirmou que a concretização do acordo depende apenas de exames médicos.
Em 2020, o atacante de 34 anos ficou entre os maiores goleadores do futebol mundial com 35 gols marcados em 41 jogos. Negão foi artilheiro – com 26 gols – e vice-campeão da Liga Sul-Coreana, onde fez parte da seleção do campeonato, artilheiro – com 7 gols – e campeão da Liga dos Campeões da Ásia e campeão da Copa da Coreia do Sul. Ao todo, em quatro anos de futebol sul-coreano, foram 94 gols em 138 jogos, média de 0,68 gol por jogo.
A nova casa de Júnior Negão, o Changchun Yatai, é um clube jovem, de apenas 24 anos de existência, que disputará em 2021 a Superliga Chinesa, uma das mais poderosas do mundo financeiramente e que tem atraído muitos jogadores brasileiros para lá nos últimos anos. Negão desfilará no mesmo palco de jogadores como Paulinho, Oscar, Anderson Talisca, Alex Teixeira, Moisés, Renato Augusto, Roger Guedes, Ricardo Goulart, entre outros.
Rebaixado em 2018, o Yatai faturou o título da segunda divisão nacional na temporada passada e garantiu seu retorno à Superliga depois de dois anos distante da elite. O elenco da equipe chinesa ainda conta com outros dois brasileiros, que farão companhia ao atacante: os meias Lucas Souza, ex-Paraná, Parma (ITA) e APOEL (CHP), e Serginho, ex-Santos e América-MG.
Revelado pelo Nacional-AM em 2005, Júnior passou por Corinthians, Atlético-MG, Figueirense, futebol português, suíço, belga, entre outros clubes até chegar na Coreia do Sul em 2017 e despontar entre os principais marcadores do mundo.