Rafael Ibiapino, Jonas e Paulinha fecham como artilheiros do futebol amazonense em 2024; Confira top 10
Acesse a lista completa dos maiores goleadores do futebol amazonense e descubra os destaques que marcaram a temporada de 2024
A temporada de futebol profissional de 2024 no Amazonas chegou ao fim com a permanência do Amazonas FC na Série B do Campeonato Brasileiro e o encerramento das competições estaduais e nacionais no masculino e feminino. Diante disso, o Esporte Manaus realizou um levantamento dos 10 maiores artilheiros que brilharam nos gramados barés este ano. Confira a lista completa no fim da matéria.
Com 14 gols marcados, o atacante Rafael Ibiapino sagrou-se o maior goleador do futebol amazonense em 2024. Ele foi peça fundamental no título estadual do Manaus FC, anotando sete gols no Campeonato Amazonense. Além disso, balançou as redes seis vezes na campanha da Série D do Campeonato Brasileiro e marcou mais um gol na Copa Verde.
O segundo lugar no ranking pertence a Jonas Pica-pau, que defendeu tanto o Princesa do Solimões quanto o Clipper na temporada. Pelo Tubarão do Norte, marcou oito gols entre o Campeonato Estadual e a Série D. Já vestindo a camisa do Clipper na Série B do Amazonense, Pica-pau somou mais cinco gols, encerrando o ano com 13 tentos, que lhe renderam a artilharia da competição, embora o acesso não tenha sido conquistado.
No terceiro lugar, um empate entre as primeiras mulheres do ranking: Paulinha, do Instituto 3B, e Nairelis, do Manaus FC, ambas com 12 gols. Paulinha se destaca pelo critério de importância das competições, com quatro gols na Série A2 do Brasileirão e outros oito no Barezão Feminino. Já Nairelis marcou todos os seus gols no Campeonato Estadual.
Confira os 10 maiores marcadores da temporada de 2024 no futebol amazonense:
1º lugar: Rafael Ibiapino (Manaus) – 14 gols (7 no Barezão, 6 na Série D e 1 na Copa Verde);
2º lugar: Jonas (Princesa do Solimões e Clipper) – 13 gols (2 no Barezão e 6 na Série D pelo Princesa do Solimões, e 5 na Série B do Barezão pelo Clipper);
3º lugar: Paulinha (Instituto 3B) – 12 gols (8 no Barezão e 4 na Série A2 do Brasileirão);
4º lugar: Nairelis (Manaus) – 12 gols no Barezão;
5º lugar: Sassá (Amazonas) – 10 gols (5 no Barezão, 3 na Série B e 2 na Copa Verde);
6º lugar: Renanzinho (Manaus) – 9 gols (4 no Barezão e 5 na Série D do Brasileirão);
7º lugar: Gabi (Instituto 3B) – 9 gols (1 no Barezão e 8 na Série A2 do Brasileirão);
8º lugar: Romarinho (Manauara) – 8 gols (todos na Série D do Brasileirão);
9º lugar: Sabrina (Manaus) – 8 gols (todos no Barezão feminino);
10º lugar: Eniele (Tarumã) – 8 gols (todos no Barezão feminino).