Esporte local

Cariocão 2025: antes indicado em Manaus, Volta Redonda x Flamengo será em Brasília

Nova gestão do clube carioca optou por mudar o planejamento do início da temporada, e a partida será disputada no Mané Garrincha

Nesta terça-feira (14), Volta Redonda e Flamengo assinaram um contrato para que o jogo entre as duas equipes, válido pela 5ª rodada do Campeonato Carioca, seja realizado em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, no dia 25 de janeiro. Este será o primeiro jogo oficial da equipe principal do Flamengo na temporada de 2025.

A partida originalmente seria em Manaus, com a confirmação feita pelo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, após uma solicitação formal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) no último dia 3 de dezembro.

> Relembre: Flamengo retorna a Manaus para duelo no Carioca 2025 contra o Volta Redonda

A escolha de Manaus estava ligada a um planejamento feito pela antiga diretoria do Flamengo, que via a região como estratégica para a logística da pré-temporada. Contudo, com a eleição de Luiz Eduardo Baptista para a presidência do clube, esse plano foi revisto, e a equipe principal, sob o comando de Filipe Luís, agora realiza a pré-temporada nos Estados Unidos.

Além das atividades no Florida Blue Training Center, o time enfrentará o São Paulo em um amistoso no próximo dia 19. A decisão de mudar a sede do jogo se deu pela avaliação da nova gestão, que percebeu que o deslocamento para Manaus atrapalharia a preparação para a Supercopa do Brasil, marcada para o dia 2 de fevereiro contra o Botafogo, em Belém (PA).

O jogo foi remarcado para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, mas, recentemente, os clubes receberam uma proposta de um grupo de empresários para realizar a partida em Brasília, o que foi aceito por ambos os times.

O grupo responsável pela proposta, Metrópoles Sports, também está por trás da organização do jogo entre Vasco e Madureira, que ocorrerá em Manaus no dia 23 de janeiro. De acordo com o jornalista Venê Casagrande, Flamengo e Volta Redonda não terão custos com logística, incluindo voo e hospedagem, o que foi decisivo para que os clubes aceitassem a mudança para Brasília sem que isso interferisse na preparação para a Supercopa.