Em Silves, Manaus FC vence o time da casa e conquista a primeira Super Copa da Amazônia
Reforçado por jovens da base do Fast Clube, Gavião do Norte venceu seleção de Silves por 1 a 0 em jogo acirrado na Ilha Risonha
Na tarde deste sábado (21), a equipe do Manaus FC sagrou-se campeã da primeira edição da Super Copa da Amazônia ao derrotar a seleção de Silves por 1 a 0. Em uma partida disputada no estádio Raimundo Domingos Neves, no município de Silves (distante 189 quilômetros de Manaus) e recheada de emoções, o Gavião do Norte soube aproveitar a oportunidade e segurou a pressão da equipe silvense, que contou com o apoio vibrante da torcida local.
O jogo
O início do jogo foi marcado pelo volume de bola da seleção de Silves que buscava propor jogo. Com menos de cinco minutos, Ícaro recebeu uma bola em profundidade, invadiu a área e tirou do goleiro. A bola caprichosamente foi rolando em direção ao fundo do gol, mas o zagueiro Alex, do Manaus, foi mais rápido e tirou em cima da linha.
Na sequência, mais um lance de perigo para a seleção de Silves. O lateral-direito Marquinhos fez uma tabelinha com Melk e cruzou na área, a bola sobrou para Quisuck, que chutou fraco para defesa do goleiro Holliwer, do Manaus. No ritmo sufocante da seleção Silvense, o atacante Quisuck fez uma jogada individual, invadiu a área do Manaus e chutou por cima do gol.
Até os 15 minutos de bola rolando, só dava seleção de Silves no ataque. E mesmo com as boas oportunidades o time da casa não conseguiu abrir o placar. Quem inaugurou o marcador foi o time do Manaus FC. Aos 16 minutos de bola rolando, Claudinho aproveitou uma bola rebatida e chutou cruzado para balançar a rede.
Mesmo atrás no placar, a seleção de Silves não se entregou. Os silvenses perceberam que após o gol o Gavião do Norte recuou. Com isso, o time da Ilha Risonha foi para cima. Aos 34 minutos, Ícaro fez uma jogada individual pela ponta direita, tirou dois marcadores do Manaus, chutou, o goleiro Holliwer espalmou e no rebote Quisuck emendou para fora.
Apostando nos contra-ataques, o time do Manaus queria ampliar o placar no primeiro tempo. Kiel aproveitou um lançamento agudo e chutou na diagonal. O goleiro Dadade espalmou e a bola bateu no travessão, antes de sair. A Seleção de Silves ainda teve duas oportunidades de bola parada e não teve êxito nas tentativas.
No segundo tempo, a seleção de Silves começou em cima, buscando jogo. Aos dois minutos de bola, Melk fez boa jogada na ponta esquerda, cruzou para área, Ícaro subiu, mas a zaga tirou pelo alto. O time da casa, insistentemente, apostava em jogadas pela ponta esquerda com Melk.
Em uma dessa jogadas, Melk sofreu falta. Ícaro foi para cobrança e lançou a bola baixa na primeira trave. Holliwer Manaus saiu com os pés e afastou o perigo da área. Aos 10 minutos, o Manaus conseguiu surpreender a seleção de Silves em uma sobra de bola. Naimerson recebeu a bola e chutou em cima do goleiro Dadade, que rebateu a bola para a lateral.
Aos 19 minutos, o atacante Marlon, do Manaus, recebeu a bola na intermediária, avançou até a entrada da área e foi desarmado pelo volante Rubinho, que iniciou um contra-ataque. Luquinhas acionou Ícaro, que tabelou com Jacob. A bola espirrada sobrou para o próprio Jacob chutar por cima da meta do Gavião do Norte.
Sem mudança no placar, algumas peças foram substituídas de cada time, mas as substituição não surgiram efeito. O jogo ficou truncado e sem grandes lances. Aos 35 minutos, a seleção de Silves teve a grande chance do segundo tempo em uma bola parada. Mas Jacob desperdiçou a cobrança.
E mesmo tentando, o placar mais saiu do um a zero para o Gavião do Norte, que se consagra o primeiro campeão da Super Copa da Amazônia. A seleção de Silves que tanto lutou, saiu de campo com espírito de lealdade a seus torcedores.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)