Amazonas FCEsporte local

Lana indica aposentadoria ao fim da temporada: “Tá no sangue, mas esse ano vai ser o último”

Aos 78 anos de idade e com quatro décadas de futebol amazonense, a Velha Raposa tem como missão liderar a reformulação do Amazonas FC em campo para a disputa do Barezão e as competições nacionais

Neste domingo (12), o Amazonas FC oficializou a chegada de Aderbal Lana para comandar a equipe em 2025. Aos 78 anos, o técnico mais velho em atividade no futebol brasileiro, assume o clube em um ano desafiador, com Estadual, Copa do Brasil, Copa Verde e Série B no calendário. O experiente treinador terá a missão de liderar uma reformulação profunda no elenco, após a saída de cerca de 20 atletas ao fim da última temporada.

Lana, que já conquistou o Campeonato Amazonense nove vezes – sendo o maior campeão da história do torneio – arregaça as mangas para mais um Barezão com a expectativa de repetir o sucesso do passado. A última conquista foi em 2017. Porém, o técnico reconhece os desafios da montagem de uma nova equipe.

A expectativa é da maior naturalidade possível, porque a gente já está acostumado com isso, montagem de equipes. Sabemos que a maioria dos jogadores foram embora, outros chegaram. O tempo é um pouco curto para o que nós queremos. Estamos trabalhando muito para que a gente possa ter uma equipe forte.

A última “dança”

Apesar do entusiasmo, Lana revelou que 2025 pode marcar o encerramento de sua longa e vitoriosa carreira. O treinador deu indícios de que, se tudo ocorrer como planejado, este será seu último trabalho à beira do gramado. Lana chega ao Amazonas acompanhado de seu filho e auxiliar técnico, Yorran Lana, para liderar o décimo clube de sua trajetória no futebol amazonense.

Há muito tempo que a gente vem tomar nossa decisão, mas nunca tem jeito, porque sempre que há um convite, tá no sangue. Mas se o homem lá em cima me ajudar, esse ano vai ser o último.

Repercussão

A contratação de Lana gerou grande repercussão entre os torcedores e críticos. Internamente e externamente, sua escolha foi alvo de opiniões divididas, sobretudo em relação à idade. No entanto, Lana não fugiu das críticas e respondeu com seu estilo direto.

Muita crítica pela minha idade. Talvez um pouco de inveja, sabe? Eu, com a idade que tô, tô sadio, inteiro. Tem muitos aí com 20, 30, 40 anos que já estão com o caminho traçado lá pra cima. Eu tô sempre ali beliscando lá na parte de cima, espero que esse ano seja a mesma coisa.

Conhecido também por sua personalidade forte e ter como companheiro o cigarro, Lana brincou ao ser questionado sobre fumar durante as partidas.

Na beira do gramado eu tenho respeitado as leis do futebol, não pode. Mas quando estou folgado, se quiser fumar, é um atrás do outro (risos).

Com apresentação no dia 26 de dezembro, o elenco do Amazonas já está em pré-temporada na cidade de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. O primeiro compromisso oficial do aurinegro será no dia 25 de janeiro, contra o Sete FC, no estádio Larissa Silva, às 15h.

Com colaboração da Assessoria de Comunicação do Amazonas FC