Amazonas FCDestaques

Amazonas perde por 2 a 0 para o São Raimundo-RR e larga em desvantagem nas quartas da Copa Verde

Com um jogador a menos desde o primeiro tempo, a Onça-pintada viu cair a invencibilidade na temporada e vai ter que “escalar a montanha” na Arena da Amazônia para tentar reverter

Depois de cinco jogos, caiu a invencibilidade do Amazonas FC em 2025. Na noite desta quarta-feira (12), a Onça-pintada foi até o estádio Canarinho, em Boa Vista, e perdeu por 2 a 0 para o São Raimundo-RR, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde. Railson e Maicom Silva marcaram os gols do time da casa, que abriu boa vantagem na luta por uma vaga nas semis.

O jogo

O Amazonas, com a posse de bola, começou tentando encontrar espaços, enquanto o Mundão aguardava no campo de defesa. A primeira investida perigosa veio aos 12 minutos, quando Felipe driblou dois marcadores pela direita, aplicando um drible da vaca, mas a bola correu demais e foi interceptada pela defesa aurinegra antes da finalização.

Aos 17 minutos, o cenário da partida mudou drasticamente. Railson partia sozinho em direção ao gol quando foi derrubado por Wellington Nascimento, que o puxou por trás na entrada da área. O árbitro expulsou diretamente o defensor do Amazonas, deixando a equipe com um jogador a menos.

Mesmo com um a menos, o Amazonas conseguiu sua primeira finalização perigosa aos 28 minutos, quando Robertinho arriscou de fora da área e assustou o goleiro Carlos Henrique. O São Raimundo respondeu rapidamente e exigiu boas defesas de João Lopes, que segurou o ímpeto do ataque adversário.

Aos 43 minutos, mais uma chance clara para o Mundão. Ygor foi mais rápido que a defesa aurinegra e saiu cara a cara com João Lopes, mas finalizou em cima do goleiro, desperdiçando a oportunidade.

Já nos acréscimos, o ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” deu as caras. Aos 49 minutos, Maicom Silva cruzou na área e Railson testou no contrapé de João Lopes. A bola bateu na trave e quicou próximo à linha do gol. O assistente sinalizou a entrada da bola e o árbitro confirmou o gol.

O lance gerou muita reclamação por parte dos jogadores e da comissão técnica do Amazonas, que contestaram a marcação e alegaram que a bola não teria cruzado a linha completamente.

Segundo tempo

Aderbal Lana voltou com mudanças para a etapa final, entre elas, a estreia de Rafael Tavares na temporada, completando o centésimo jogo com a camisa aurinegra. Aproveitando o poderio aéreo mais uma vez, o Mundão ampliou a vantagem aos 13 minutos.

Luã cobrou o escanteio no primeiro poste, o lateral Maicom Silva subiu mais alto que a defesa do Amazonas e acertou um cabeceio certeiro, sem chances para o goleiro João Lopes.

Mesmo com um a menos, o Amazonas não tinha outra alternativa a não ser buscar diminuir o prejuízo. Apesar de uma pressão na parte final do jogo, o placar não se mexeu mais.

Panorama e próxima partida

O jogo de volta está marcado para o dia 27 de fevereiro, às 20h (de Manaus), na Arena da Amazônia. O Amazonas precisa devolver o resultado de dois gols de diferença para pelo menos levar para as penalidades. Outra alternativa é vencer por três ou mais gols de diferença para avançar às semifinais no tempo normal.

O desafio seguinte do time aurinegro será na próxima quinta-feira (20), contra o Rio Branco VN-ES, pela primeira fase da Copa do Brasil, no estádio Kléber Andrade, às 19h (de Manaus).