Amazonas FCEsporte local

Pré-jogo: Amazonas FC busca classificação diante do Rio Branco VN-ES, na estreia da Copa do Brasil 2025

Na segunda participação seguida na competição nacional, a Onça-pintada terá que lutar fora de casa para despachar o atual vice-campeão capixaba

O Amazonas FC inicia sua trajetória na Copa do Brasil 2025 nesta quinta-feira (20), quando enfrenta o Rio Branco de Venda Nova no estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES. A bola rola às 19h (horário de Manaus), em duelo inédito entre as equipes. O confronto é único e eliminatório, com a vaga sendo decidida nos pênaltis em caso de empate.

Diferente das edições anteriores, nesta primeira fase, os times visitantes não têm a vantagem da igualdade no placar. A partida não terá transmissão com imagens prevista. Quem avançar enfrentará, fora de casa, o vencedor do duelo entre Inter de Limeira-SP e Vila Nova-GO na próxima fase.

Esta será a segunda participação da Onça-pintada na Copa do Brasil. Em 2024, a equipe manauara chegou até a terceira fase, sendo eliminada pelo Flamengo. Pela presença na primeira fase da competição, o Amazonas já garantiu R$ 1.378.125 em cotas de premiação. Caso avance, embolsará mais R$ 1.543.500.

Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES)

O Brancão Polenteiro vive um bom momento no Campeonato Capixaba, ocupando atualmente a vice-liderança da competição, com 15 pontos conquistados em oito jogos disputados. A equipe vinha de uma sequência invicta de sete partidas até a última derrota, por 2 a 1 para a Desportiva Ferroviária, líder do campeonato, no último domingo (16).

Apesar do revés, o time de Leomir Constanço já está classificado antecipadamente para as quartas de final do Estadual e busca a recuperação nos próximos jogos. Assim como o Amazonas, o Brancão perdeu sua invencibilidade, mas segue forte na briga por posições no topo da tabela.

Para o próximo confronto, o técnico deve mandar a campo a seguinte formação: Gabriel Pezão; Betão, Roberto Júnior, Jhonata Dias e Matheus Barriel; Jorge Mendes, Canário e Juan Major; Marcudinho, Wellington Sabão e Dandan.

Após um início positivo em 2025, o Amazonas FC sofreu seu primeiro revés no ano ao perder por 2 a 0 para o São Raimundo-RR, no jogo de ida das quartas de final da Copa Verde. Agora, a equipe aurinegra vira a chave para a Copa do Brasil, buscando um resultado positivo para retomar a confiança.

No Campeonato Amazonense, o Amazonas terminou a fase de grupos na liderança da chave B, garantindo classificação direta para as semifinais e um período livre para treinos durante os playoffs. Depois do compromisso pela Copa do Brasil, a Onça-pintada enfrentará o Manauara, valendo vaga na final do primeiro turno do estadual.

O técnico Aderbal Lana pode contar com novidades para o confronto. O atacante Luan Silva, ausente no duelo contra o São Raimundo-RR por questões particulares, treinou normalmente e está à disposição. O goleiro Renan foi relacionado e pode fazer sua estreia. Já William Barbio, liberado para a fase de transição após lesão, ainda não deve estar apto a jogar.

A delegação embarcou para o Espírito Santo na madrugada de terça (18) e realizou a última atividade antes do confronto na tarde desta quarta (19), na Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert), na capital capixaba. O técnico Aderbal Lana só não tem a sua disposição o volante PH e o meia Théo Henrique, entregues ao departamento médico.

Fora de campo, o clube segue se reforçando e anunciou as chegadas dos laterais direitos Carlos Akapo e Thomas Luciano, além do volante Lucas Maciel, e dos meias Diego Zabala e Yuri. Regularizado no BID da CBF, Zabala já pode estrear.

Com possíveis mudanças pontuais, a provável escalação do Amazonas tem: Renan (João Lopes); Thiago Spice, Wellington Nascimento e Fabiano; Pará, Bruno Ramires, Eliton Júnior, Robertinho e Raimar; Luan Silva (Rafael Tavares) e Sassá.

Árbitro: José Magno Teixeira do Nascimento (RN)

Árbitro Assistente 1: Luis Carlos de França Costa (RN)

Árbitro Assistente 2: Reinaldo de Souza Moura (RN)

Quarto Árbitro: Wesley Silva dos Santos (ES)

Analista de Campo: Carlos Eduardo do Rosário Depizzol (ES)