Campeonato Amazonense de 2021 não terá rebaixamento
(Foto: João Normando/FAF)
Em reunião do Conselho Técnico do Campeonato Amazonense 2021, realizada na tarde desta sexta-feira (22) de maneira virtual, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os clubes decidiram que a competição, marcada para iniciar no dia 27 de fevereiro, não terá rebaixamento. Ficou definido também que o Barezão 2022 terá 12 equipes, com as quatro piores sendo rebaixadas.
De acordo com o diretor de competições da entidade, Roberto Peggy, a medida visa assegurar a participação de todos os clubes. “Nós entendemos a dificuldade que muitas equipes estão enfrentando por conta da pandemia. Para que não houvesse desistências e devido a excepcionalidade do atual cenário, definimos o não rebaixamento no Amazonense 2021”, explicou.
A reunião contou com a participação de oito dos dez times que disputarão o Barezão deste ano, além do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), Edson Rosas. Somente Fast e Iranduba não contaram com representantes. A tabela e o formato de disputa seguem o mesmo, definido em reuniões realizadas em dezembro.
Nova forma de disputa
Em formato inédito, dez clubes lutarão pela taça, diferentemente das últimas temporadas, em que oito times disputaram a competição. Campeão da última edição, o Manaus defende o título e terá a concorrência de Fast Clube, Nacional, São Raimundo, Amazonas, Princesa do Solimões, Penarol e Iranduba, além de Cliper e JC, recém-promovidos à elite.
Em turno único, todos jogam contra todos e as oito melhores equipes avançam à segunda fase, em que se enfrentam nas quartas de final (1°x8°, 2°x7°, 3°x6° e 4°x5°). A partir deste estágio da competição, os jogos serão disputados em ida e volta, com a vantagem do empate no placar agregado para os times de melhores campanhas no estágio inicial do Estadual.
*Com informações da assessoria de imprensa da FAF