Manaus e Manauara ganham mais tempo de preparação com adiamento do início da Série D do Brasileirão 2025
Previstos para o próximo fim de semana, os jogos da rodada de abertura foram adiados pela CBF para os dias 19 e 20 de abril
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou aos clubes, nesta segunda-feira (7), o adiamento da primeira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A medida afeta diretamente os dois representantes do futebol amazonense na competição: Manaus e Manauara, ambos integrantes do Grupo A1.
As partidas de estreia, antes previstas para os dias 12 e 13 de abril, devem ser realizadas com uma semana de atraso, nos dias 19 e 20. Os novos detalhes ainda serão oficializados pela CBF. O adiamento teria sido motivado por dois fatores principais: algumas equipes ainda estão na reta final dos campeonatos estaduais e há estádios que não foram liberados por falta dos laudos técnicos exigidos.

O Manauara, que estreia em casa contra o Independência-AC, tem passado por uma reformulação no elenco. A equipe oficializou cinco reforços nos últimos dias: o goleiro David Becker, o volante Ítalo e os atacantes Rafael Ibiapino, Vinícius Bala e Erick Cunha.
O Robô da Amazônia disputará a Série D pelo segundo ano consecutivo — a vaga foi conquistada via classificação geral do Campeonato Amazonense de 2023. Em 2024, o time teve a melhor campanha da primeira fase, mas caiu na segunda fase para o Retrô-PE, que viria a ser o campeão.
Já o Manaus, que estreia fora de casa contra o Trem-AP, também precisará ajustar o cronograma. O clube ainda não anunciou oficialmente reforços para a competição e agora ganha mais uma semana de preparação. Campeão amazonense em 2024, o Gavião do Norte busca o retorno à Série C após o rebaixamento no ano passado.
Além de Manaus e Manauara, o Grupo A1 conta com Humaitá-AC, Tuna Luso-PA, Águia de Marabá-PA, Grêmio Atlético Sampaio-RR, Trem-AP e Independência-AC. A fase de grupos terá 14 rodadas, em turno e returno, com os quatro melhores avançando ao mata-mata em busca do acesso.
Impacto nos clubes amazonenses
Entre os dois amazonenses, o Manaus será o único a viajar na estreia. A delegação ainda não definiu a programação da ida ao Amapá, que deverá sofrer alterações com o novo calendário. Por enquanto, os treinos devem ser retomados ao longo desta semana.
O Manauara, por sua vez, mantém rotina normal em Manaus, já que a estreia será em casa. Com o novo prazo, o técnico Marcelo Vilar pode realizar mais testes e observar os novos contratados antes da estreia.
Com mais uma semana de trabalho pela frente, as equipes do Amazonas têm a oportunidade de ajustar estratégias, intensificar treinos e, possivelmente, reforçar os elencos para brigar por uma das quatro vagas à próxima fase da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro.