Manaus aproveita expulsões do Amazonas, goleia por 4 a 0 e amplia liderança do Barezão
(Foto: João Normando/FAF)
Impiedoso, o Manaus goleou o Amazonas por 4 a 0 na tarde deste sábado (3), na Arena da Amazônia, e vai com moral para pegar o Bahia no meio de semana. A vitória sobre o segundo colocado, que teve dois atletas expulsos no jogo, ampliou a vantagem esmeraldina na liderança e manteve os 100% de aproveitamento, já a Onça Pintada perdeu a invencibilidade na competição. Os gols do Gavião do Norte foram marcados por Gilson Alves, Erivelton e Diego Rosa, duas vezes.
Primeiro tempo: Manaus domina e Amazonas abusa das faltas
O jogo começou muito pegado, com as equipes muito aplicadas na marcação. O Manaus finalizou pela primeira vez aos quatro minutos, com Ibiapino de fora da área, para Rafael Kahn encaixar com facilidade. Aos 9 minutos, Philip arrancou pela esquerda, puxou pro meio e chutou de canhota com curva, a bola passou do lado do gol. Com 15 minutos, Ibiapino sentiu lesão e pediu pra sair, Erivelton, que estava sendo poupado, entrou em seu lugar.
O Amazonas tinha dificuldades para criar, visto que tinha seus principais jogadores de frente bem marcados e passou a cometer muitas faltas para frear as investidas do Manaus. Aos 38 minutos, Luizinho Lopes perdeu seu segundo jogador por lesão em menos de um tempo. Philip tomou duas pancadas seguidas e não aguentou permanecer em campo, Jackie Chan entrou em seu lugar. A sequência de faltas pesadas da Onça Pintada teve seu preço nos acréscimos. O volante Diogo Alemão, que já tinha cartão amarelo, pegou Erivelton sem bola e acabou expulso, deixando o Amazonas com um jogador a menos.
Segundo tempo: Segunda expulsão desmonta o Amazonas e facilita goleada
No intervalo, Lecheva tirou Murilo e colocou Otávio, mas a estratégia foi abaixo logo com dois minutos de partida, Diego Rosa foi lançado, ganhou na velocidade de Magno Alves e saiu na cara do gol, mas o camisa 3 puxou o atacante do Manaus na risca da grande área. O juiz Ivan Guimarães Júnior não titubeou e expulsou o zagueiro, complicando ainda mais a vida do Amazonas, agora com nove jogadores em campo.
Na cobrança da falta, Davis bateu no canto do goleiro Rafael com força, e ele foi buscar. Não demorou muito tempo para a superioridade do Manaus surtir efeito e desmontar o Amazonas. Aos oito minutos, Vinicius Barba inverteu o jogo para Douglas Lima na esquerda, que avançou à linha de fundo e cruzou na medida para o volante Gilson Alves, que apareceu como um elemento surpresa e testou de cabeça pro gol, fazendo 1 a 0 para o Manaus.
O Gavião do Norte aproveitou a fragilidade do adversário para matar o jogo. Aos dez minutos, Erivelton recebeu de Edvan dentro da área e bateu cruzado para fazer o 2 a 0. Novamente pelo lado direito após jogada coletiva, Edvan recebeu livre e cruzou rasteiro, Otávio afastou mal e a bola sobrou para Diego Rosa na marca do pênalti, que bateu bonito no ângulo de Rafael Kahn, 3 a 0 no placar.
Com a quinta vitória seguida no Barezão encaminhada, Luizinho Lopes mexeu três vezes já visando o confronto de meio de semana contra o Bahia, mas mesmo assim, o Manaus continuou sedento por mais gols. Aos 33 minutos, de novo ele, Edvan recebeu pelo lado direito após triangulação e achou Diego Rosa na área, que empurrou de carrinho pro gol vazio, marcando pela segunda vez na partida e ampliando a goleada para 4 a 0.
Mas não só do lado do Amazonas houve o rigor da arbitragem. Aos 36 minutos, Thiago Spice derrubou Everson Bilau e cometeu a falta próximo a área, como era o último homem, o camisa 3 foi expulso direto e deixou o Manaus com um a menos. A equipe de Luizinho Lopes ainda pressionou o time de Lecheva, mas nada de mais perigoso aconteceu, fim de jogo, vitória consistente do líder.
Panorama e próximos jogos
Com a goleada, o Manaus foi a 15 pontos na liderança isolada do Barezão, enquanto o Amazonas permanece na segunda colocação, com 11 pontos, sem a possibilidade de ser ultrapassado nesta rodada, já que o terceiro colocado Nacional folga.
O Amazonas volta a campo na próxima quarta-feira (7), contra o São Raimundo, às 15h30, no estádio Carlos Zamith, pela 8ª rodada. O Manaus vai à Salvador pegar o Bahia no mesmo dia, às 20h30, pela segunda fase da Copa do Brasil, tendo assim, seu encontro com o Nacional adiado para outra data.