Iranduba dificulta, mas Amazonas vence por 2 a 1 e se garante no G4 do Barezão
(Foto: João Normando/FAF)
Na tarde deste sábado (10), na Arena da Amazônia, o vice-líder Amazonas venceu o Iranduba por 2 a 1, pela 9ª e última rodada do Campeonato Amazonense. Os gols da Onça Pintada foram marcados por Ibson e Marion, com Gabriel Ceará indo às redes pelo Verdão. Sem poder alcançar a liderança, o Amazonas deu um longo passo para assegurar a segunda posição, visto que o terceiro colocado Princesa ainda joga contra o líder Manaus e pode ultrapassá-lo. O Hulk da Amazônia incomodou, mas perdeu sua sétima partida consecutiva no Barezão e matematicamente deu adeus às chances de classificação, se afirmando na lanterna.
Primeiro tempo: Amazonas tem a bola, abre vantagem, mas peca no último passe e exagera nos impedimentos
Com algumas mudanças na equipe, o Amazonas começou tomando as primeiras ações, tendo a posse da bola, enquanto o Iranduba apostava em roubá-la para sair em velocidade, estratégia que funcionou inicialmente. Aos 6 minutos, Allan roubou no meio, na sequência, Sávio escapou pela direita, ganhou de Murilo, que esticou a perna e cometeu a falta perto da área, na cobrança, batida pra fora.
A equipe de Ricardo Lecheva insistia nas investidas pelos lados do campo, mas pecava na hora do cruzamento, até que em uma virada de bola da direita para a esquerda aos 11 minutos, Ibson recebeu de Soares na entrada da área, invadiu e bateu com tranquilidade no canto de Rafael, que caiu pro oposto, 1 a 0 para a Onça Pintada. Aos 22 minutos, em tabelas entre Sabão e Felipe Boca, o atacante recebeu frente a frente com Diego e o gol foi evitado pelo desvio da defesa.
No lance seguinte, o Amazonas cobrou escanteio curto e Bilau levantou no segundo pau, Soares subiu mais alto que a defesa mas não cabeceou bem e a bola foi pra fora. Aos 25 minutos, Soares recebeu um passe açucarado de Felipe Boca e cara a cara com Diego, o centroavante pegou mal e mandou pra linha de fundo. Sem conseguir atacar, o Iranduba aproveitava para usar a linha de impedimento para brecar as chegadas do Amazonas, e deu certo, foram pelo menos cinco marcações. Aparecendo bem no ataque, o lateral Felipe Boca assustou aos 38 minutos batendo falta, a bola desviou na barreira, mas Diego estava atento e praticou a defesa. No último lance do primeiro tempo, aos 48 minutos, Sávio fez jogada individual pela direita, entortou a marcação e chutou mal quando tinha ângulo. Fim de primeira etapa, vantagem mínima para a Onça Pintada.
Segundo tempo: Iranduba vai bem e empata, mas Amazonas garante vitória
Lecheva voltou do vestiário com duas mudanças: Giovanni e Gileard nas vagas de Soares e Bilau, enquanto Thiago Barros também mexeu duas vezes: saíram Allan e Odonel, entraram Matheus e Lucas. Logo aos 3 minutos, Gileard recebeu cruzamento de Judá, cortou a marcação e bateu pro gol, a bola foi tirada quase em cima da linha pela defesa. Já diria o ditado: “Quem não faz, toma”. No minuto seguinte, Sávio arrancou em contra-ataque e cruzou, Lucas Rafael se enrolou com a bola e a ela sobrou para Lucão, que ajeitou para Gabriel Ceará, o camisa 10 bateu, Rafael ainda tocou na bola, mas ela morreu devagar no fundo do gol, tudo igual na Arena, 1 a 1 aos 4 minutos.
A euforia do Hulk não durou muito tempo. Aos 6 minutos, sem marcação, Marion recebeu passe na medida dentro da área e tirou de Diego para colocar o Amazonas novamente a frente do placar, 2 a 1. O Iranduba tentou responder cinco minutos depois, mas parou no goleiro Rafael. Lucão recebeu cruzamento da direita e tocou de peixinho, para grande defesa do goleiro aurinegro.
Aos 25 minutos, Marion recebeu na entrada da área e clareou para Djalma na esquerda, que deu um corte seco no zagueiro e bateu, a defesa interceptou e a bola sobrou para Lucas Rafael, sem goleiro, ele finalizou, mas o lateral Matheus se jogou e salvou de costas. A partir daí, o Iranduba endureceu o jogo e foi pra trocação com o Amazonas, deixando o jogo aberto, com uma postura diferente do que vinha acontecendo nas rodadas anteriores, mas não conseguiu empatar novamente, fim de jogo, 2 a 1 para o Amazonas.
Panorama e próximos jogos
Ao sacramentar sua quarta vitória no Barezão, o Amazonas permanece na vice-liderança com os mesmos 15 pontos do Manaus, que tem mais vitórias e ainda tem três jogos atrasados. Afundado na lanterna da competição sem nenhum ponto somado, o Iranduba chegou a marca de 32 gols sofridos após a sétima derrota seguida.
Com seus oito jogos já disputados, a Onça Pintada agora aguarda o término da primeira fase para confirmar quem enfrentará nas quartas de final na sequência do Barezão. O Hulk ainda entra em campo na próxima quarta-feira (14) diante do Manaus, em jogo atrasado da 4ª rodada. A partida acontece a partir das 20h30, na Arena da Amazônia, e marcará a despedida da equipe da competição.