De virada, Amazonas bate São Raimundo e abre vantagem nas quartas
(Foto: João Normando/FAF)
De virada, o Amazonas venceu o São Raimundo por 2 a 1 e abriu vantagem nas quartas de final do Campeonato Amazonense. O jogo de ida aconteceu na noite desta quarta (21), no estádio da Colina. Os gols da partida foram marcados por Negueba, para o Tufão, Murilo e Marion viraram para a Onça Pintada na segunda etapa.
Com a vantagem de poder empatar no placar agregado por conta da campanha na primeira fase, o Amazonas pode até perder por um gol de diferença que avança às semifinais. Para o São Raimundo, apenas uma vitória por dois gols de diferença interessa na partida de volta, no próximo sábado (24), às 15h30, no estádio Carlos Zamith.
Primeiro tempo: Tufão bloqueia ações do Amazonas e abre vantagem na bola parada
Tanto Lecheva quanto Sérgio Duarte escalaram suas equipes sem um centroavante de ofício. Pelo lado do Amazonas, Giovanni e Ibson faziam a dupla mais avançada, enquanto no São Raimundo, o estreante Rossini flutuava por dentro. Grande parte da primeira etapa foi sem muitas emoções, mas de muita marcação. A Onça Pintada começou tendo a posse e pressionando mais.
Porém, com o passar do tempo, quem mais se deu melhor na estratégia foi o Tufão, que conseguiu bloquear as ações do Amazonas a partir do meio de campo, mas quando chegava na frente com a bola dominada para finalizar, pecava no último passe. Sem conseguir acertar o gol de Rafael Kahn, na bola parada, o time da casa abriu o placar. Miliano cobrou falta lateral pela esquerda na marca da cal, Negueba apareceu atacando a bola para desviar pro fundo do gol, fazendo 1 a 0 para o Tufão aos 39 minutos.
O São Raimundo quase ampliou aos 46, Negueba aproveitou o vacilo da defesa, roubou a bola e arrancou em velocidade em direção ao gol, o camisa 20 rolou para a chegada de Rossini, que chegou batendo de primeira, Rafael fechou o canto e evitou o segundo gol.
Segundo tempo: jogo fica aberto e Amazonas alcança a virada
Para tentar ser mais intenso no ataque do que no primeiro tempo, Lecheva resolveu mexer e mandou Gileard e Bilau a campo nas vagas de Wellington Sabão e Diogo Alemão. Também na bola parada, o Amazonas chegou ao gol de empate logo aos dois minutos. Ibson cobrou escanteio venenoso fechado pelo lado esquerdo, o zagueiro Murilo antecipou a marcação e desviou no primeiro pau para deixar tudo igual na Colina.
O Tufão respondeu aos 5 minutos, Tiago Amazonense cobrou falta na entrada da área para defesa de Rafael Kahn no cantinho.
O jogo ficou mais aberto e as oportunidades começaram a aparecer. Aos 13 minutos, Ibson cobrou falta perigosa na área, Gileard desviou pro gol, mas estava em posição de impedimento e o que seria o gol da virada do Amazonas, acabou anulado. Pelo Tufão, Miliano levou perigo mais uma vez aos 16 minutos, ele arrancou pelo corredor esquerdo e cruzou forte à meia altura na área para Raylson, que pegou firme na bola, mas ela subiu e foi por cima da meta de Rafael.
Aos 32 minutos, brilhou a estrela de Marion. O camisa 10 recebeu lançamento na direita, cortou pro meio e soltou a canhota no canto de Matheus, que nem pulou, 2 a 1. Foi o quinto gol de Marion na competição, se igualando a Hemerson na artilharia. No minuto seguinte, o Tufão ficou com um a menos. O amarelado Wendel cometeu falta em Bilau e acabou punido com o cartão vermelho.
A partir da expulsão, a atuação do árbitro Rafael Tourinho foi bastante contestada pelos atletas e diretores do São Raimundo, que reclamavam de incoerência na marcação de alguns lances e aplicação de cartões. Mesmo com um a mais, o Amazonas segurou o resultado, enquanto o São Raimundo fez suas últimas alterações mandando o time pra frente, mas não deram resultado. Fim de jogo.
Pingback: “Eu sou vereador, p****”; Cartolas do Tufão aparecem em súmula por insultos e ameaças à arbitragem, mas alegam calúnia – Portal Esporte Manaus