A um passo do título brasileiro, Cavalo destaca final aberta e postura do 3B na Bahia: “Vamos fazer o nosso melhor”
O experiente comandante pode ser o primeiro treinador amazonense a conquistar um título nacional. Decisão acontece domingo (4), às 10h (de Manaus)
O 3B fez uma campanha de destaque no Brasileirão Feminino A2. No domingo (4), as Feras da Amazônia enfrentam o Bahia, às 10h (de Manaus), no Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA), buscando a conquista do título da competição. Com exclusividade para o site da CBF, o treinador João Carlos Cavalo comentou sobre as estratégias para a próxima partida.
“Nós vamos procurar performar da maneira que a gente já vem fazendo, com uma equipe aguerrida, uma equipe que não abre mão de um conceito, de uma forte marcação, e eu sempre falo para as meninas que não tem como nós mudarmos a nossa identidade de tudo aquilo que a gente construiu até esse momento”, disse.
“O 3B sempre foi uma equipe que jogou para frente, mas que em momento algum abriu mão de uma forte marcação, de um jogo encaixado. Então, são esses aspectos que eu vejo que são importantes para um jogo tão decisivo como esse.”
O jogo de ida, na Arena da Amazônia, em Manaus, terminou com um empate por 0 a 0. O técnico comentou sobre a qualidade das duas equipes, reforçando que o resultado do jogo de ida demonstra o equilíbrio do confronto.
“O primeiro jogo dessa decisão mostrou o grande equilíbrio entre as equipes. Acredito que o primeiro tempo o Bahia foi melhor, mas no segundo nós tivemos um desempenho superior devido às mudanças que foram feitas. O 0 a 0 mostra o quanto essa decisão está aberta. São duas equipes muito niveladas, muito equilibradas em suas ações, os dois times pressionam muito e nem se fala da condição individual de cada atleta. Então é um jogo que, em termos de estratégias, as duas equipes já se conhecem e nós vamos fazer o nosso melhor”, completou.
Campanha
O 3B mostrou a intensidade de seu ataque durante a competição. A equipe teve, em 12 jogos, sete vitórias, quatro empates e uma derrota, além da impressionante marca de 32 gols marcados e apenas quatro sofridos. As Feras ficaram na liderança do Grupo B na primeira fase do Brasileirão A2.
Na segunda etapa, eliminaram o Mixto. Já na terceira, derrotaram o Juventude. João Carlos disse que manter a intensidade em cada jogo foi um dos pilares que ele reforçou com a equipe.
“Durante todo esse processo nós procuramos manter um retrospecto importante durante cada jogo, buscamos resultados que deram ainda mais confiança para as meninas. Acredito que a grande diferença é o nosso equilíbrio nas ações defensiva e ofensiva: poucos gols tomados e muitos gols marcados. Terminamos a primeira fase na liderança e isso trouxe uma confiança a mais para que nós pudéssemos partir para as fases decisivas”, afirmou.
Acesso
Mesmo na briga pelo título do Brasileirão A2, o 3B já garantiu o acesso para a elite do futebol feminino no Brasil. Em 2025, a equipe disputa o Campeonato Brasileiro Feminino A1. O treinador ressaltou a importância desse acesso não apenas para o 3B, mas para o Amazonas como um todo.
“Para alcançarmos o acesso foi necessário um trabalho em conjunto da diretoria, do nosso presidente, da comissão e atletas. Eu vejo como crucial o crescimento do futebol feminino na nossa região. O 3B na primeira divisão com certeza vai despertar o interesse de outras equipes também”, disse.
“Vai trazer mais interesse de meninas que sonham em chegar a um clube profissional. Estou muito convicto de que tudo isso vai proporcionar realmente um crescimento muito grande. Particularmente, fico muito contente e orgulhoso de poder fazer parte dessa história”, finalizou.
Com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)