Agora é mata-mata: Tufão recebe o Tocantinópolis, na Colina, pelo jogo de ida da 2ª fase
Há 11 jogos invicto, o Tufão da Colina quer fazer um bom resultado em casa, diante do seu torcedor, para avançar de fase em Tocantins
A fase de grupos já passou, a chave virou e agora é vida ou morte na Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (23), o São Raimundo encara o jogo de ida da segunda fase, diante do Tocantinópolis. A partida acontece a partir das 15 horas (de Manaus), no Estádio da Colina.
Este será o primeiro duelo entre as equipes na história. Por conta de classificação final da primeira fase, o Tufão vai decidir uma vaga nas oitavas de final, fora de casa, na semana que vem.
Na expectativa de chamar o torcedor, visando um bom público para construir uma vantagem pensando no jogo de volta, o Tufão comercializa o ingresso no preço promocional e único de R$ 10. Crianças com menos de 12 anos não pagam.
Classificado, o São Raimundo empatou em 1 a 1 com o xará roraimense na última rodada e fechou a primeira fase na terceira colocação do grupo 1, com 24 pontos. Foram seis vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. A equipe de Aderbal Lana vem de uma sequência de 11 jogos de invencibilidade na temporada.
O mercado de transferências foi movimentado pelos lados da Colina ao longo da semana de preparação. O meia Evair, ex-Manaus e URT, e o zagueiro Jordan, ex-Nacional e Cáceres-MT, foram contratados, enquanto os atacantes Fafa e Mateus Oliveira foram disputar a Série B do Estadual por Rio Negro e Unidos do Alvorada, respectivamente.
Lana não tem desfalques por lesão ou suspensão, mas deve tentar encaixar os reforços no time titular, que pode ir a campo com: Neguet; Alan Patrick, Jordan, Ivanzinho e Sousa; Dênis Pedra, Emerson Bombado (Evair) e Derlan; Railson, Dedê e Hemerson (Frank).
Atual bicampeão estadual, o Tocantinópolis participa da Série D pela quinta vez em sua história, mas avançou de fase pela primeira vez. Para chegar à segunda fase nesta edição, o Furacão do Norte terminou como vice-líder do grupo 2, com seis vitórias, quatro empates e outras quatro derrotas, com 22 pontos, dois a menos que o Tufão. Foram 23 gols marcados e 21 sofridos.
Destaque para a campanha na Copa do Brasil deste ano, onde o Tocantinópolis chegou à terceira fase, passando por Náutico e Cascavel, até cair para o Athletico Paranaense. Quem comanda a equipe é o jovem Jairo Nascimento, de 38 anos, que tem um longevo trabalho de duas temporadas.
O treinador não contou com todos os titulares no fechamento da primeira fase e terá retornos importantes para o pontapé inicial do mata-mata, como o volante Pedro Dias e o meia Hiltinho, que cumpriram suspensão. O clube fechou com dois novos reforços: o atacante William Pinheiro chegou por empréstimo do Sampaio Corrêa e o meia Rhuan não atua desde 2021, quando deixou o Imperatriz.
O meia Raí, o centroavante Jheimy e o meia Elifran estão lesionados e não poderão atuar. Já o zagueiro Dedé cumpre suspensão. O Verdão pode ser escalado com: Jefferson; Marcinho, Betão, Wanderson e Chico Bala; Pedro Dias, Tiago Bagagem, Gustavo Gomes e Hiltinho; Alan Maia e Everson Bilau.
A partida será comandada por um trio da Paraíba. O árbitro principal será Afro Rocha de Carvalho Filho, que será auxiliado por Schumacher Marques Gomes e Luis Filipe Gonçalves Correa. Freddy Rafael Lopez Fernandez, do quadro do Amazonas será o quarto árbitro, e Weden Cardoso Gomes será o analista de campo.