AM sobe no ranking da CBF e terá duas vagas diretas para Série D em 2021
(Foto: Divulgação)
Além da classificação suada do Fast Clube para as oitavas de final da Série D, o Amazonas teve mais uma boa notícia neste domingo (13). Com a eliminação do River (PI), o estado ultrapassou o Piauí e subiu uma posição no ranking nacional de federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o que garantiu duas vagas diretas para clubes locais à Série D de 2021.
Enquanto 20° colocado no ranking, o estado do Amazonas tinha direito a duas vagas na primeira fase da Copa do Brasil, uma vaga direta na fase de grupos e uma na fase preliminar da Série D. Para 2020, Manaus e Fast foram os representantes na Copa. Na quarta divisão, o Rolo Compressor entrou já como integrante do Grupo 1, enquanto o Nacional – que ganhou a vaga do Manaus, que subiu à C – disputou a fase preliminar contra o Ji-Paraná (RO) e acabou eliminado.
Com o avanço do Fast Clube diante do Moto Club (MA), somado à queda do River (PI) para o Galvez (AC), o AM passou o Piauí – até então 19° colocado – e agora passa a ter o direito de ter dois representantes qualificados diretamente para a fase de grupos, sem necessidade de disputar a fase preliminar, condição que agora fica com os piauienses.
Quem serão os representantes em 2021?
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) tem até o dia 26 de fevereiro de 2021 para indicar seus representantes nas competições nacionais. Em uma reunião na última semana, a FAF e os oito clubes integrantes da primeira divisão estadual decidiram, por cinco votos a três, a disputa de um torneio de “tiro curto” para a definição das vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil em 2021, assim como o campeão estadual de 2020. Isso porque a competição disputada no início deste ano, que chegou a ter o Manaus FC como campeão do turno, foi oficialmente anulada após julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Confira o ranking de Federações da CBF: