Esporte local

Amazonas arrasta 62 medalhas e conquista Campeonato Brasileiro de Judô – Região 1, em Manaus

Com 509 inscritos, a competição foi disputada neste fim de semana em cinco classes por idade: Sub-13, Sub-15, Cadete, Júnior e Sênior

O fator casa fez a diferença e a seleção do Amazonas conquistou o Campeonato Brasileiro de Judô 2025. O evento organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação de Judô do Amazonas (Fejama), foi realizado neste fim de semana (29 e 30 de março), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus.

Com 509 inscritos, o Campeonato Brasileiro da Região I, que compreende os estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima, foi disputado em cinco classes por idade: Sub-13, Sub-15, Cadete, Júnior e Sênior.

A seleção local manteve a liderança do quadro de medalhas tanto nas disputas de sábado (Cadete, Sub-13 e Sênior) quanto nos combates de domingo (Sub-15 e Júnior). No total, o Amazonas arrastou, literalmente, 62 medalhas na competição, sendo 23 de ouro, 16 de prata e 23 de bronze.

“O resultado coroa a dedicação de todos os atletas, professores e equipes. O evento foi muito bem organizado e tudo funcionou dentro do planejado. Do ponto de vista técnico, o Amazonas mostrou a sua força no judô com a conquista do Brasileiro Regional”, destacou o presidente da Fejama, Sensei David Azevedo.

A menina de ouro

Um dos destaques do Brasileiro foi a jovem judoca Ana Paula Sena, de 15 anos, que chegou no meio da semana da Alemanha, onde fez um estágio internacional com a seleção brasileira e ainda voltou para casa com uma medalha de bronze num torneio disputado em Bad Blankenburg.

De volta à terra natal, Ana Paula Sena não decepcionou e conquistou a medalha de ouro na classe Cadete, categoria – 40 kg. Ela venceu, além do cansaço na maratona no Velho Continente, duas lutas duríssimas na Arena Amadeu Teixeira. No final, precisou ser atendida pela médica liderada pelo doutor Wilian Fuzita. Na sequência, festa com os colegas da Kaizen Judô Clube e familiares.

“Feliz demais pelo resultado na Alemanha, pela experiência com a seleção brasileira na Europa, e agora com mais essa medalha de ouro no Brasileiro Regional. Gratidão a Deus por tudo que vem acontecendo na minha vida”, afirmou a campeã, que assumiu o ranking nacional da sua categoria e aguarda o chamado da CBJ para uma nova competição internacional com o time verde e amarelo.

Classificação final:

1º Amazonas – 62 medalhas (23 ouros, 16 pratas e 23 bronzes)
2º Piauí – 53 medalhas (17 ouros, 16 pratas e 20 bronzes)
3º Pará – 42 medalhas (14 ouros, 14 pratas e 14 bronzes)
4º Amapá – 51 medalhas (12 ouros, 17 pratas e 22 bronzes)
5º Maranhão – 50 medalhas (12 ouros, 16 pratas e 22 bronzes)
6º Roraima – 9 medalhas (2 ouros e 7 bronzes)

Com informações da Assessoria de Imprensa