Amazonas FCDestaques

Amazonas busca empate com o Atlético-GO no Zamith e volta a pontuar na Série B

Na estreia do técnico Guilherme Alves, a Onça-pintada novamente saiu atrás e teve gol anulado, arrancou um empate com Luan, mas segue sem vencer

O Amazonas FC buscou um empate em 1 a 1 jogando em casa com o Atlético Goianiense e voltou a pontuar após duas derrotas seguidas na Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. Em duelo válido pela 5ª rodada da competição, no estádio Carlos Zamith, a equipe aurinegra marcou com Luan Silva, de pênalti, depois do Dragão sair na frente com Marcelinho.

O jogo

O Atlético começou o jogo impondo pressão e quase abriu o placar nos primeiros minutos. Logo aos dois minutos, Marcelinho arriscou de fora da área e assustou Renan, com a bola passando rente à trave. Na sequência, Marcelinho cruzou da esquerda e encontrou Sandro Lima livre no segundo poste; o atacante cabeceou forte, mas a bola explodiu no travessão.

O Amazonas respondeu rápido. Aos quatro minutos, Nico Linares arriscou da entrada da área e também levou perigo, mandando a bola próxima ao gol adversário. Diante da iniciativa do Atlético, o Amazonas adotava uma postura mais reativa, apostando nos contra-ataques em velocidade com Alex Sandro e Rodrigo Varanda pelos lados do campo.

Com o passar do tempo, o ritmo da partida diminuiu, e as chances claras voltaram a surgir apenas nos minutos finais do primeiro tempo. Renan foi decisivo em duas oportunidades para salvar o Amazonas. Aos 43 minutos, após recuperação de bola do Atlético próximo à área, Martinez foi lançado, invadiu a área e bateu rasteiro, para defesa com os pés do goleiro. No minuto seguinte, Robert levou a bola até a área, cortou para a esquerda e finalizou forte, exigindo mais uma boa intervenção de Renan.

A pressão goiana transformou em gol aos 45 minutos. Marcelinho recebeu pela ponta esquerda, avançou com liberdade e, de perna direita, acertou um belo chute colocado no ângulo esquerdo de Renan, sem chances de defesa: 1 a 0 para os visitantes. O Amazonas ainda tentou responder nos acréscimos, aos 49 minutos, quando Tavares cobrou falta da direita e Alyson apareceu livre para cabecear, mas a bola tocou a rede pelo lado de fora.

Segundo tempo

O técnico Guilherme Alves voltou com duas alterações nas pontas, com Kevin Ramírez e Cocote como novidades. Aos dois minutos, Cocote já mostrou serviço finalizando com muito perigo ao tentar o chute colocado do lado esquerdo, que assustou Vladimir.

Aos nove minutos, Linares lançou pro ataque, Ramírez ajeitou de cabeça para Henrique Almeida, o atacante não pensou duas vezes e bateu bonito de primeira no cantinho direito de Vladimir. Seria o primeiro gol do centroavante com a camisa do Amazonas, mas o VAR indicou uma falta na origem da jogada e anulou o empate do Amazonas.

Já aos 17 minutos, em contra-ataque puxado por Marcelinho, o camisa 7 chegou na meia-lua em velocidade e bateu rasteiro, Renan se esticou para defender e evitar o segundo gol. A resposta do Amazonas veio aos 20. William Barbio cruzou do lado direito, Kevin Ramírez se antecipou e cabeceou colocado, Vladimir se esticou e fez uma grande defesa.

A blitz do Amazonas seguiu forte. Eliton Júnior cobrou escanteio, Kevin Ramírez novamente cabeceou e parou em Vladimir, à queima-roupa, aos 23. No minuto seguinte, Eliton cobrou escanteio da direita, Linares desviou, a bola bateu em Raí Ramos e bateu na trave.

Aos 30, Eliton bateu colocado de fora da área e Vladimir salvou de novo. Na sequência do lance, Alyson lançou pra área, Jackson dominou e driblou, mas foi atropelado por Vladimir. Inicialmente, o bandeira assinalou impedimento, mas após indicação do VAR, foi visto que o atacante aurinegro estava em posição legal e o pênalti foi assinalado.

Luan Silva partiu calmo pra bola e bateu na “bochecha” da rede esquerda. Vladimir foi na bola, mas não chegou. Empate do Amazonas na Toca da Onça aos 36 minutos.

Panorama e próxima partida

Agora com dois pontos na conta, o Amazonas não se mexeu na tabela e segue na 19ª colocação. A Onça-pintada volta a campo no próximo sábado (3), para confronto nortista contra o Remo, às 16h (de Manaus), no estádio Mangueirão, em Belém (PA), pela 6ª rodada da competição.

Melhores momentos