A Onça-pintada superou o Nacional para chegar à decisão inédita e representará o estado na Copa do Brasil e Copa Verde do ano que vem
Mais um dia histórico na trajetória de três anos do Amazonas FC. Neste sábado (1º), a equipe empatou sem gols com o Nacional, mas venceu por 1 a 0 no placar agregado e se classificou para disputar a grande final do Campeonato Amazonense pela primeira vez. Agora, a Onça-pintada aguarda Manauara ou Princesa do Solimões para brigar pelo título inédito.
Como consequência da chegada à decisão do Barezão, o Amazonas também assegurou vagas inéditas na Copa do Brasil e Copa Verde de 2024. A vaga na Série D será repassada ao Manauara, vice-líder da fase de classificação, conforme o regulamento.
O sucesso à nível nacional veio ao clube da zona Leste antes mesmo do estadual, com o inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro conquistado em 2022. Em 2019, no ano de fundação, a equipe foi campeã da Série B do Barezão e chegou à elite logo de cara, mas acumulou insucessos e quebras de expectativas nas últimas campanhas.
A trajetória do Amazonas em 2023 já era a melhor da história do clube na primeira divisão amazonense, pela simples participação na semifinal.
- 2020 – eliminação na fase de grupos
- 2021 – eliminação nas quartas de final para o São Raimundo
- 2022 – eliminação nas quartas de final para o Fast