Pela primeira vez na história, a Onça-pintada chega à decisão do Estadual. O placar agregado terminou com vitória aurinegra por 1 a 0
O Amazonas está classificado para a final do Campeonato Amazonense de 2023. A equipe ficou no empate sem gols com o Nacional, na tarde deste sábado (1º), no estádio Carlos Zamith, mas levou a melhor no agregado por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, e pela primeira vez na história vai disputar a decisão do torneio.
O jogo
O Nacional que precisava do resultado, mas foi o Amazonas que tomou a iniciativa nos primeiros minutos, com uma falta batida por Miliano na barreira, e um chute por cima de Xavier. A primeira investida do Leão aconteceu aos nove, Léo Aquino bateu escanteio fechado da direita, Davy subiu mais que a defesa aurinegra e testou com direção ao canto, mas a bola foi pra fora.
Aos 22 minutos, em falta frontal, Xavier bateu rasteiro da intermediária, Jonathan fez uma grande defesa ao buscar no cantinho esquerdo e jogar pra escanteio. Cinco minutos depois, Ceará partiu em velocidade pela esquerda, tentou passar no meio de dois marcadores, foi derrubado por PH dentro da área, mas o árbitro Antônio Carlos Pequeno Frutuoso mandou o jogo seguir.
O lance gerou confusão e reclamação. Tanto que Alan Patrick, reserva do Nacional, acabou expulso. No último lance da etapa inicial, aos 51, Miliano cobrou falta rente à linha lateral no segundo poste, Yuri apareceu sozinho, mas cabeceou em direção à linha de fundo.
Segundo tempo
Aos seis minutos, em contra-ataque veloz do Amazonas, Miliano deixou para Luan, que foi pra cima, passou na força de dois marcadores e da meia-lua, finalizou de canhota por cima do gol de Jonathan. Aos 15, a grande chance do Amazonas no jogo. Lançamento do campo de defesa, Jô tinha a bola, mas dormiu no ponto ao tentar dominar de peito, o esperto Miliano roubou e saiu cara a cara com Jonathan. Apesar de toda a liberdade, o atacante aurinegro tentou o chute rasteiro, e Jonathan defendeu com os pés.
O Nacional se lançou ao ataque para tentar a reviravolta e colocou o Amazonas em atenção no campo defensivo. Aos 20, Pedro Augusto girou pra cima da marcação e chutou rasteiro de fora da área, Volpi se jogou para defender.
A pressão do Leão seguiu, mas a pontaria não estava afiada. Lacerda colocou sangue novo na reta final, e o Amazonas conseguiu segurar o ímpeto azulino. A Onça-pintada ainda terminou a partida com um jogador a mais, após expulsão de Ceará aos 45. Não havia tempo para mais nada, Amazonas na final.
Panorama e próximas partidas
Classificado para a primeira final de Barezão na história, o Amazonas garantiu vaga na Copa do Brasil e Copa Verde em 2024. O clube aguarda o vencedor de Manauara e Princesa do Solimões, que começam a decidir a vaga neste domingo (2).
Já o Leão se despede da competição e volta a campo na primeira semana de maio, quando inicia a caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro.
Confira os melhores momentos: