(Foto: Antônio Assis/FAF)
Dias após a eliminação no Barezão 2020 e a saída de Ruy Scarpino por problemas de saúde, o Amazonas FC anunciou neste sábado (27) o retorno de Ricardo Lecheva ao comando técnico do clube para o estadual de 2021.
Na primeira passagem pela Onça Pintada, que se iniciou em 2019, o treinador de 46 anos acumulou a função de diretor executivo do clube em sua temporada de estreia em competições profissionais, participando ativamente da montagem do elenco. Sob o comando de Lecheva, o Amazonas venceu a Série B do Amazonense e ascendeu à primeira divisão em 2020. No estadual que foi cancelado, Lecheva levou o time ao vice-campeonato do primeiro turno e à liderança na classificação geral até a paralisação do futebol por conta da pandemia de COVID-19.
Quando as atividades estavam prestes a retornar, em agosto de 2020, o Amazonas anunciou o desligamento de Lecheva, que dias depois foi confirmado como técnico do Fast Clube para a disputa da Série D. No Rolo Compressor, o treinador fez história ao levar o clube ao inédito jogo do acesso, mas acabou eliminado para o Novorizontino-SP. Mesmo assim, deixou ótima impressão no Fast, que tentou sua permanência para a sequência do ano, mas as partes não entraram em acordo e desde então, o treinador estava livre no mercado.
Após a saída de Lecheva, em agosto, não demorou muito para o Amazonas buscar o experiente Ruy Scarpino como substituto, já visando a temporada de 2021. No novo Barezão 2020, o treinador acumulou uma vitória e duas derrotas, que culminaram na queda precoce da equipe ainda na fase de grupos. No dia seguinte à eliminação, a diretoria da Onça Pintada confirmou o desligamento de Scarpino, que antes mesmo da derrota para o Penarol na terceira rodada, havia apresentado um mau súbito e nem comandou a equipe na beira do gramado em Itacoatiara. O treinador segue internado em um hospital particular da capital amazonense.
Com um elenco recheado de jogadores com passagens por grandes clubes brasileiros nas mãos, Lecheva terá a missão de fazer valer o investimento do Amazonas e levar a equipe ao título do Campeonato Amazonense de 2021, que deve iniciar já na próxima semana.